Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

LIÇÃO AOS PREFEITOS

A experiência dos autarcas portuguesas na modernização da gestão municipal está a ser transmitida a 70 prefeitos brasileiros, num encontro de cinco dias, nas Caldas da Rainha, promovido pela Câmara e pelo Instituto Ambiental Biosfera, do Brasil.
3 de Junho de 2003 às 00:00
Os prefeitos brasileiros vão estar cinco dias em Portugal
Os prefeitos brasileiros vão estar cinco dias em Portugal FOTO: Pedro Antunes
Segundo o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Fernando Costa, o objectivo "é levar os presidentes de Câmara do Brasil a conhecerem o funcionamento dos municípios portugueses, e da sua relação com o Poder Central, a par das tecnologias utilizadas nas autarquias, tendo em vista a sua potencial aplicação às municipalidades brasileiras".
As infra-estruturas de apoio aos jovens e aos idosos, as parcerias na revitalização económico-urbana e o funcionamento dos serviços municipalizados são áreas a abordar no encontro que começou ontem.
A realidade municipal das Caldas da Rainha não é a única a transmitir aos autarcas brasileiros, aproveitando-se o momento para divulgar a acção conjunta das autarquias da região Oeste na resolução de problemas ambientais e no aproveitamento das potencialidades do turismo.
A prefeitura de Ipatinga, no estado de Minas Gerais, e a de Cascavel, no estado do Paraná, também farão uma apresentação das suas estruturas municipais, uma oportunidade para os autarcas portugueses poderem aprender com a realidade autárquica brasileira.
Jorge Mangorrinha, vereador do planeamento e termalismo da Câmara das Caldas da Rainha, sublinhou que "não são só os autarcas brasileiros que vêm cá aprender, nós também podemos aprender com a realidade brasileira, que é muita diferente da nossa e que ao nível da democracia participativa tem exemplos interessantes".
Do programa do encontro constam ainda visitas aos centros históricos das Caldas da Rainha e de Óbidos, a uma fábrica de faianças artísticas, a uma herdade de criação de cavalos e touros, à Lagoa de Óbidos e a empreendimentos turísticos.
O seminário abriu com o relato do intercâmbio transnacional proporcionado pelas geminações entre as cidades de Caldas da Rainha (Portugal) e Poços de Caldas (Brasil), com afinidades no aproveitamento que fazem das respectivas águas termais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)