Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Linha TGV preocupa a Galiza

O Governo regional da Galiza está a acompanhar com particular atenção e “algum receio” a recente polémica relacionada com o TGV, em Portugal. A aparente contradição de posições entre José Sócrates e Cavaco Silva e a opção do Governo português pela ligação Lisboa-Madrid, em detrimento do eixo Lisboa-Porto-Vigo, está a inquietar as autoridades galegas.
17 de Julho de 2006 às 00:00
Na sexta-feira Cavaco Silva colocou em causa a necessidade de ligação em TGV entre Lisboa e Porto e Lisboa e Faro, referindo que 200 km/hora “é uma óptima velocidade para o Algarve e até para o Porto”. No sábado, José Sócrates respondeu, referindo que “Portugal vai integrar a rede europeia de alta velocidade”, mas nada disse sobre a ligação Lisboa-Porto.
Uma fonte próxima do presidente da Junta da Galiza disse ao CM que, “na próxima semana o presidente Emílio Perez Toriño vai solicitar esclarecimentos ao ministro das Obras Públicas de Portugal acerca dessa importante questão”. Ao que o CM apurou, a governo da Galiza não vê com bons olhos uma eventual alteração de posições por parte do Governo português, ainda para mais depois de o primeiro-ministro ter garantido, no início deste mês, a Perez Toriño, que a ligação Porto-Vigo era uma das prioridades.
“Nós sabemos que uma coisa são as notícias e outra a realidade, no entanto, voltaremos a dizer ao Governo português que, do lado da Galiza, em 2010, o TGV estará em Tui, junto à fronteira”, referiu a fonte. Também os empresários nortenhos alertam para a necessidade de manter a ligação Lisboa-Porto-Vigo na primeira linha das prioridades, porque que se trata de “um investimento vital para o País”.
“A questão é simples, ou apanhamos o comboio ou ficamos em terra. Se não for construída a ligação ferroviária de velocidade elevada, entre Lisboa-Porto e Porto-Vigo, para passageiros e mercadorias, ficaremos irremediavelmente à margem do progresso”, disse ao CM, António Marques, presidente da Associação Industrial do Minho.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)