Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

LISTAS EM ABERTO ATÉ AO ÚLTIMO MINUTO

As escolhas de José Sócrates para a Comissão Política e Secretariado do PS ficaram guardadas no segredo dos deuses até ao último minuto. A inclusão de doze elementos da candidatura de Manuel Alegre e a quota para as mulheres imposta pelos estatutos do partido dificultaram a tarefa ao novo secretário-geral socialista que, desta forma, ficou com margem de manobra mais limitada para as sempre difíceis negociações de lugares.
9 de Outubro de 2004 às 00:00
Os nomes de potenciais escolhidos que circularam durante todo o dia de ontem não passam de isso mesmo, hipóteses que só serão confirmadas, ou não, na reunião da Comissão Nacional de hoje. António Vitorino e Jorge Coelho, dados como certos no Secretariado do partido, poderão ficar apenas na Comissão Política.
Os 14 membros do chamado ‘núcleo duro’ do partido terão de estar disponíveis para o trabalho mais operacional e o ainda comissário europeu poderá não estar interessado em perder mobilidade política. Já Jorge Coelho, cuja influência no partido está longe de ter o peso de outros tempos, poderá ficar fora do Secretariado por descontentamento com as escolhas de Sócrates. Coelho gostaria de ter a seu lado nomes como António Galamba ou Miguel Coelho, mas dificilmente o conseguirá.
Certos nas escolhas de José Sócrates para o Secretariado parecem estar, Jaime Gama, Pedro Silva Pereira, António Costa, Edite Estrela, Idália Moniz, Sérgio Sousa Pinto e Marcos Perestrelo. Na calha estão também José Lello, Capoulas Santos e uma terceira mulher, que poderá ser Maria Carrilho ou Celeste Correia.
Para a Comissão Política, com 65 membros eleitos, Sócrates terá de ter em conta as quotas femininas e a representação regional, sem poder esquecer os seus apoiantes nesta canditatura. Uma verdadeira dor de cabeça para o novo líder que ainda ontem à noite fez acertos de última hora.
Com a apresentação de uma lista única para a Comissão Política, Manuel Alegre poderá preencher doze lugares. Além de si próprio, deverá indicar, entre outros, Maria de Belém, João Cravinho, Osvaldo Castro, Alberto Martins, Manuel Maria Carrilho, Jorge Lacão, Helena Roseta e Ana Catarina Mendes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)