Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Livre convoca Joacine para Assembleia mas assessor diz que deputada não recebeu convocatória

Reunião vai decidir retirada de confiança política da única representante do partido no parlamento.
Lusa 29 de Janeiro de 2020 às 18:27
Joacine Moreira
Joacine Moreira
O Livre e Joacine Katar Moreira assumiram esta quarta-feira posições contraditórias quanto à convocação da deputada para a Assembleia de quinta-feira que vai decidir sobre a retirada de confiança política da sua única representante no parlamento.

Fonte do partido disse à agência Lusa que Joacine foi convocada para a reunião, mas o assessor no parlamento negou que a deputada tenha recebido qualquer convocatória.

Segundo fonte oficial do partido Livre, foi enviado à deputada eleita, bem como aos restantes membros, um 'email' informativo sobre a 44ª Assembleia do partido, que irá decorrer na próxima quinta-feira a partir das 20h00.

Por norma, e segundo a mesma fonte, quando a Mesa da Assembleia informa os seus membros acerca destas reuniões, essa informação é "interpretada como uma convocatória".

No entanto, fonte do partido refere que hoje, pelas 11h00, foi enviado um segundo 'email' à deputada, convocando-a para a próxima Assembleia.

Contactada pela Lusa, a assessoria parlamentar de Joacine Katar Moreira negou que a deputada tenha recebido qualquer 'email', acrescentando que tentou comunicar com os órgãos do partido para que o mesmo documento fosse reenviado a Joacine.

O Livre decide esta quinta-feira sobre uma proposta de retirada de confiança na deputada, na 44ª Assembleia marcada com carácter "extraordinário e urgente", depois de esta decisão ter sido adiada no IX Congresso do partido.

Entre os pontos da reunião está a "deliberação sobre a Resolução da 42ª Assembleia de retirada de confiança na DURP decorrente do votado no IX Congresso do Livre".

Logo no início do encontro, será votado o "caráter reservado" desta reunião, além da eleição da mesa da Mesa da Assembleia e a informação de renúncia do membro da Assembleia eleito Tiago Charters de Azevedo.

Esta reunião acontece depois de um congresso que decidiu adiar uma decisão sobre a retirada da confiança política a Joacine Katar Moreira, que se exaltou e chegou a acusar elementos do partido de mentirem.

Na reunião magna realizada nos dias 18 e 19, esteve em debate uma resolução da anterior Assembleia do Livre que propunha a retirada da confiança política à única deputada que o partido conseguiu eleger nas legislativas de 06 de outubro passado.

Apesar da polémica com a direção do partido, que se prolonga quase desde o início da legislatura, Joacine Moreira já garantiu estar "completamente fora de questão" renunciar ao mandato e deixar a Assembleia da República.

partidos e movimentos parlamento política Lusa Assembleia do Livre Joacine Katar Moreira Mesa da Assembleia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)