Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Livre entre PCP e PS e Chega mais a direita. Conheça o novo mapa do parlamento

Forças estreantes no parlamento ficarão na segunda fila.
Lusa 16 de Outubro de 2019 às 14:30
Parlamento
Parlamento FOTO: Pedro Zenkl / Agência Zero
A deputada do Livre vai sentar-se entre PCP e PS, o deputado da Iniciativa Liberal entre PSD e CDS-PP e o deputado do Chega o mais à direita, todos na segunda fila.

A conferência de líderes decidiu que estes serão os lugares das três forças estreantes no parlamento na primeira sessão plenária da XIV Legislatura, ainda sem data marcada, que poderão depois manter-se ou não nas restantes sessões.

Por sua vez, o Partido Ecologista "Os Verdes" passa a ter um lugar na primeira fila, assim como o PAN (Pessoas-Animais-Natureza), por constituírem grupos parlamentares, respetivamente, com dois e quatro deputados.

Estas decisões foram transmitidas aos jornalistas pela porta-voz da conferência de líderes, a socialista Sandra Pontedeira, com o auxílio de um mapa do hemiciclo.

Sandra Pontedeira referiu que esta distribuição de lugares partiu de "uma proposta apresentada pelo presidente da Assembleia da República [Eduardo Ferro Rodrigues] para a primeira sessão".

"A nova conferência de líderes pode ou não alterar esta proposta", salientou, realçando também que só os grupos parlamentares têm assento na conferência de líderes.

Na legislatura que agora termina, o deputado único do PAN, André Silva, participou nas reuniões deste órgão, mas apenas com o estatuto de observador, sem direito de voto.

Da esquerda para a direita do hemiciclo, na primeira fila há três deputados do BE, dois do PCP, um do PEV, oito do PS, dois do PAN, seis do PSD e dois do CDS-PP.

Na segunda fila, a deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, vai sentar-se entre as bancadas do PCP e do PS, com um deputado do PEV à sua frente, e o PAN tem os seus outros deputados entre o PS e o PSD.

Mais à direita, o lugar do deputado da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, é entre a bancada do PSD e o CDS-PP, que tem três deputados na segunda fila, seguindo-se o eleito pelo Chega, André Ventura.
PS PCP Iniciativa Liberal PSD CDS-PP Chega Livre política parlamento
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)