Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Lobo Xavier declara apoio a Assunção Cristas

Liderança do CDS-PP em causa.
27 de Janeiro de 2016 às 14:25
Lobo Xavier defende que "os tempos que se adivinham pedem muito mais do que uma liderança com legitimidade histórica"
Lobo Xavier defende que 'os tempos que se adivinham pedem muito mais do que uma liderança com legitimidade histórica' FOTO: Sara Matos

O antigo líder parlamentar do CDS-PP António Lobo Xavier declarou esta quarta-feira apoio a Assunção Cristas, num texto em que argumenta que apesar dos poucos anos que leva de partido, "a antiguidade não é sempre um bom critério".


"Bem sei que está no partido somente há alguns anos. O tempo já nos ensinou, porém, que a antiguidade não é sempre um bom critério. A vida política é mesmo assim: quantos militantes históricos do partido não se encontram hoje em outras paragens ideológicas e partidárias? E que teria sido a história mais recente do CDS, se, em nome da sua fresca filiação, tivéssemos impedido a eleição de Paulo Portas?", sustentou.


Num texto no jornal centrista Folha CDS, Lobo Xavier defendeu que "os tempos que se adivinham pedem muito mais do que uma liderança com legitimidade histórica", considerando que são precisas determinação, convicções, causas, equilíbrio, criatividade, imaginação e inteligência.


"Grande talento"
"A Assunção já provou que traz consigo uma boa dose de tudo isto, assim a saibamos acompanhar. Eu já estou decidido", afirmou.

Lobo Xavier sublinha que "não deixa de ser sintomática" a "reação comedida" dos adversários: "Dela não podem dizer que é radical, aparelhista, insensível ou fútil. Para o que estamos habituados na história do CDS, há que reconhecer que se trata de um excelente começo".


Para Lobo Xavier, "Assunção Cristas faz parte daquele grupo de jovens políticos com grande talento e potencial que o CDS conseguiu atrair para a vida política ativa", considerando-a mesmo "como mãe realizada e feliz, como profissional brilhante e de sucesso, como ministra com obra respeitada" o "melhor símbolo dessa renovação de quadros que Paulo Portas foi pacientemente operando".

CDS-PP António Lobo Xavier Assunção Cristas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)