Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Loureiro fez o melhor quartel

O presidente da Câmara de Aguiar da Beira, Fernando Andrade (PSD), referiu ontem que o concelho "tem o melhor quartel de bombeiros do País" devido "à acção do trabalho de Dias Loureiro", que na altura era ministro da Administração Interna.
11 de Junho de 2009 às 00:30
Dias Loureiro, acompanhado pela mulher (à dir.), recebeu ontem a medalha de mérito de Aguiar da Beira
Dias Loureiro, acompanhado pela mulher (à dir.), recebeu ontem a medalha de mérito de Aguiar da Beira FOTO: Nuno André Ferreira

Pelo "bem que fez à terra onde nasceu" e por ter sido presidente da Assembleia Municipal entre 1997 e 2005, o ex-conselheiro de Estado e ex-administrador da Sociedade Lusa de Negócios, que detinha o Banco Português de Negócios (BPN), foi homenageado e recebeu a medalha de mérito municipal. Dias Loureiro agradeceu e salientou que "em política não há gratidão", uma afirmação que reflecte o seu estado de espírito sobre a sua saída do Conselho de Estado e as acusações de que é alvo no caso BPN.

O ex-governante deslocou-se com a sua esposa à sua terra natal. Muito saudado pelos seus conterrâneos, Dias Loureiro, que chegou ao Centro Cultural de Aguiar da Beira num Mercedes topo de gama, não quis falar sobre nenhum outro assunto que não fosse o motivo da homenagem e o desenvolvimento do concelho onde nasceu.

"Quem viu esta terra há 50 anos e a vê agora fica surpreendido e nota as diferenças. Isso deve-se ao trabalho de muita gente. Esta medalha é a forma de reconhecimento", disse. n

PORMENORES

120 MEDALHAS

Além de Dias Loureiro, a Câmara de Aguiar da Beira homenageou todas as pessoas que já foram presidentes das juntas do concelho, membros da assembleia municipal, vereadores e os funcionários com mais de 25 anos de casa.

FIM DO CICLO POLÍTICO

À SIC, Dias Loureiro garantiu que a política "foi um ciclo que se fechou". O ex-ministro diz dedicar-se agora a uma empresa de gestão de frotas automóveis, tendo como parceira uma empresa líder mundial com sede na África do Sul.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)