Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Luís Montenegro anuncia esta quarta-feira candidatura à liderança do PSD

Antigo líder parlamentar dos sociais-democratas já tinha desafiado Rui Rio para eleições diretas que não passaram no Conselho Nacional do partido.
SÁBADO 8 de Outubro de 2019 às 23:00
Luís Montenegro
Luís Montenegro
Luís Montenegro
Luís Montenegro
Luís Montenegro
Luís Montenegro

O antigo líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, vai anunciar esta quarta-feira a candidatura à presidência do partido social-democrata e desafiar o atual presidente, Rui Rio. O antigo deputado do PSD, que em janeiro já tinha desafiado Rui Rio para eleições diretas que não passaram no Conselho Nacional do partido, vai dar uma entrevista à SIC na qual anunciará formalmente um novo desafio ao presidente social-democrata.

De acordo com o jornal Público, Montengero "está a ouvir atentamente o partido antes de tomar uma posição" e "está muito concentrado e compenetrado na responsabilidade que tem em mãos", não se sabendo a data de novas diretas no partido e se Rui Rio se tenciona recandidatar.

Esta terça-feira, o jornal já havia indicado que Montenegro estava a recolher apoios através de escolhas para as autárquicas de 2021 e que estaria agendado um jantar para o dia 12 de outubro, em Espinho, que serviria de arranque da candidatura à liderança do PSD. 

O jantar acontecerá para celebrar o 10.º aniversário da conquista da autarquia de Espinho pelo PSD e contará com 600 convidados.

Pelo menos quatro líderes de distritais manifestaram-se contra Rui Rio. Bruno Vitorino, líder da distrital de Setúbal, diz ter sentido "vergonha" ao ouvir o discurso de "quase vitória" de Rio ao Público. Carlos Morais, líder da distrital de Viana do Castelo, Rui Rocha, líder da distrital de Leiria e João Moura, líder da distrital de Santarém, também se manifestaram contra Rio.

Luís Montenegro PSD Rui Rio Conselho Nacional Público SIC Montenegro Espinho Rio política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)