Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Luísa Mesquita sem confiança política

O Partido Comunista Português (PCP) anunciou esta quarta-feira ter retirado a confiança política a Luísa Mesquita nas funções que desempenha como deputada na Assembleia da República e como vereadora na Câmara Municipal de Santarém.
24 de Outubro de 2007 às 12:16
O secretariado do Comité Central do PCP justificou a decisão acusando Luísa Mesquita de levar a cabo um constante afrontamento à direcção, de "proferir afirmações públicas ofensivas" para o partido e de ter praticado uma "reiterada e inaceitável violação dos estatutos".
O Comité Central acusa ainda a deputada e vereadora comunista de ter preparado uma agenda paralela sobre o tema da Educação na mesma altura em que decorriam jornadas parlamentares do PCP sobre o mesmo tema, que decorreram no final do mês passado em Évora.
Luísa Mesquita entrou em rota de colisão com o partido quando a direcção exigiu a sua renúncia ao mandato de deputada na Assembleia da República, em nome da renovação da bancada, em Novembro do ano passado.
Na altura, apesar de o partido lhe ter retirado a confiança política no Parlamento, a deputada comunista assegurou que iria cumprir o seu mandato, com término em 2009, reservando para essa data uma decisão sobre o seu futuro político.
DEPUTADA MANTÉM DECISÃO DE FICAR
Reagindo à decisão do Comité Central, Luísa Mesquita já garantiu que vai cumprir o seu mandato de deputada na Assembleia da República e manter-se também no cargo de vereadora na Câmara Municipal de Santarém até 2009.
"A minha decisão está tomada, foi tomada em Novembro de 2006: irei continuar como vereadora na Câmara Municipal de Santarém até 2009 e como deputada na Assembleia da República até 2009", garantiu esta manhã.
No que diz respeito, ao estatuto em que irá manter o cargo como deputada no Parlamento, atendendo a que deixou de representar politicamente o PCP, Luísa Mesquita disse que vai ter de fazer uma reflexão, mas admite vir a assumir o estatuto de deputada independente.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)