Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

LULA DA SILVA CRITICA PORTUGAL

O presidente brasileiro, Lula da Silva, mostrou menosprezo por Portugal e evidenciou pouco conhecimento da realidade do seu próprio país, ao cometer várias 'gaffes' tentando ridicularizar a colonização portuguesa.
28 de Agosto de 2003 às 00:00
Lula mostrou que não conhece a história do seu país
Lula mostrou que não conhece a história do seu país FOTO: Miguel Riopa
Num discurso na Universidade de São Marcos, em Lima, capital do Perú, onde foi homenageado, Lula disse, com ironia: "Esta universidade tem 450 anos. A primeira universidade do Brasil foi fundada nos anos 20, no século vinte. Isso mostra que a colonização portuguesa foi muito eficaz no nosso país..."
Arrancando gargalhadas à multidão presente, Lula fez ainda outros comentários depreciativos a Portugal, criticando o pouco investimento que, segundo ele, os portugueses fizeram no campo da educação, principalmente se comparado com o que, ainda na sua opinião, fizeram os espanhóis no resto da América Latina.
Protagonista de comentários e situações desastrosas desde que assumiu a presidência do Brasil em Janeiro, Lula não se mostrou nada constrangido por criticar e tentar ridicularizar um país amigo, embrião da própria identidade brasileira e, ainda mais, num momento em que Brasília precisa desesperadamente dos maciços investimentos que empresas públicas e privadas de Portugal fazem no Brasil, e quando pede ao governo português atenções e facilidades para os brasileiros que estão no nosso país, até os ilegais.
Além de ser um despropósito e uma inverdade, Lula mostrou desconhecer a realidade do país que preside, pois a primeira universidade brasileira criada com esse nome, a hoje Universidade Federal da Bahia, foi fundada em Salvador não há cerca de 80 anos, como ele afirmou, mas sim no dia 18 de Fevereiro de 1808, ou seja, há 195 anos e meio. Dias depois, em cinco de Março do mesmo ano de 1808, foi fundada a Universidade do Rio de Janeiro, mas muito antes disso já funcionavam no Brasil várias instituições de nível superior, quer particulares, do governo ou ligadas à Igreja.
E, já agora, cabe aqui perguntar: mesmo que fosse verdade (e não o é...), que a primeira universidade do Brasil só tivesse sido criada há 80 anos, o que é que os portugueses teriam a ver com isso? Afinal, o Brasil já é independente há 181 anos...
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)