Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Madeira sem PSD nacional

A direcção nacional do PSD não estará presente hoje na Festa de Chão de Lagoa, o evento anual organizado pelo PSD Madeira. O assunto não foi sequer abordado em nenhuma reunião da direcção nacional, salientou ao CM o vice-presidente Azevedo Soares.
24 de Julho de 2005 às 00:00
Alberto João Jardim não tem este ano a companhia do líder do PSD
Alberto João Jardim não tem este ano a companhia do líder do PSD FOTO: Homem de Gouveia (Lusa)
A ausência de um dirigente nacional social-democrata deve-se às polémicas declarações, em Junho, do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, que se afirmou contra a presença de chineses na Madeira. Posição que mereceu na altura a crítica do presidente do partido: Marques Mendes considerou “infelizes” as afirmações de Alberto João Jardim.
Face ao reparo de Mendes, o Conselho Regional do PSD Madeira respondeu com uma moção que censurava o “comportamento [do presidente do partido] de falta de respeito” e considerava “inconveniente” a sua presença na Festa de Chão da Lagoa, facto inédito, pois os líderes nacionais compareceram sempre na festa do PSD Madeira: recorde-se Aníbal Cavaco Silva, Marcelo Rebelo de Sousa e José Manuel Durão Barroso.
Os conselheiros regionais consideraram ainda que Marques Mendes estava transformado “num adorno” do regime e “um factor constante de sucessivas divisões no seio do PSD, o que é impróprio de um líder”.
O corte entre Alberto João Jardim e o líder social-democrata contrasta, porém, com o “clima de boas relações” existente há um ano. A Festa do Chão da Lagoa é uma tradição do PSD/Madeira, em que as polémicas são, igualmente, uma constante.
CRÍTICAS AO GOVERNO
OTA E TGV
Marques Mendes aconselhou
o primeiro-ministro a reflectir nas palavras do seu camarada socialista António Vitorino, segundo o qual não é com a Ota e o TGV que Portugal consegue o que é importante para a economia.
CONTRA O BETÃO
O líder do PSD, Marques Mendes, sublinhou ainda durante a apresentação do candidato autárquico, anteontem, em Santa Maria da Feira, que “não se cria riqueza apostando no betão, mas apostando nas empresas, na inovação e na exportação”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)