Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Madeira investe 25% do orçamento na educação

Avança Miguel Albuquerque.
19 de Novembro de 2015 às 13:59

O governante madeirense realçou que o executivo quer melhorar o rendimento do ensino
O governante madeirense realçou que o executivo quer melhorar o rendimento do ensino FOTO: Manuel de Almeida/Lusa

O Governo Regional da Madeira está a investir este ano cerca de 340 milhões de euros na educação, afirmou esta quinta-feira o presidente do executivo, Miguel Albuquerque, no debate mensal na Assembleia Legislativa, dedicado ao setor.


"A região gasta cerca de 340 milhões de euros, 25% do orçamento, e este dinheiro público tem de ser bem aplicado", disse Miguel Albuquerque.


O governante madeirense realçou que o executivo quer melhorar o rendimento do ensino e reduzir o abandono escolar, que na Madeira se cifra em 20%. A aposta do Governo Regional é colocar o arquipélago na média europeia, que oscila entre os 5% e 7%.


Num ensino público que envolve mais de 48.600 alunos e 6.289 docentes, o executivo, em diálogo com os professores e através do Observatório da Educação, pretende fazer uma monitorização do ensino para atingir patamares de "excelência".


O social-democrata deu conta de que o governo canalizou 500.000 euros para a ação social escolar, cujos apoios cresceram de 50% para 60% no presente ano letivo.


O governante disse não conhecer "qualquer atropelo" na colocação de professores, cujo processo decorreu "com total transparência", e sublinhou que, no futuro, a tendência será para a fusão de escolas devido à redução progressiva de alunos.

Madeira orçamento Educação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)