Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

Mais autonomia para a Madeira

O líder do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, defendeu ontem a revisão da Constituição Portuguesa e a realização de um referendo para a Região. “Queremos mais autonomia”, afirmou, na festa-comício de Chão da Lagoa, que pela primeira vez não contou com a presença do líder nacional do partido.
25 de Julho de 2005 às 00:00
Alberto João jardim visitou as 56 barracas da festa Chão de Lagoa, que juntou cerca de 30 mil pessoas
Alberto João jardim visitou as 56 barracas da festa Chão de Lagoa, que juntou cerca de 30 mil pessoas FOTO: Homem de Gouveia (Lusa)
“Este Portugal, que neste momento está ingovernável, tem solução, mas é preciso que se mude a Constituição da República”, disse Alberto João Jardim na festa-comício que juntou cerca de 30 mil pessoas, segundo a organização.
“Portugal tem solução, desde que as mais importantes instituições portuguesas não estejam resignadas nem paradas a aceitar tudo passivamente”, afirmou o líder do PSD-Madeira e presidente do Governo Regional da Madeira, considerando que “é na Constituição que está a raiz de todos os males de Portugal”.
Referindo-se às promessas eleitorais do PS, Alberto João Jardim afirmou que os socialistas “mentiram aos portugueses”.
“Está na altura de fazermos a mudança”, desafiou, acrescentando que os “partidos em Lisboa” e os grupos económicos não querem essa mudança, porque “estão com medo à mesa do Orçamento”.
“Portugal não é esses interesses, não é esses corporativos, Portugal é todo esse País de fora de Lisboa”, acrescentou.
Alberto João Jardim referiu-se ainda à alteração da Lei Eleitoral madeirense, processo em curso na Assembleia da República, acusando o PS-Madeira de ser um “partido colonialista” e de “estar ao lado de Lisboa” e da “Madeira velha” que explorava o povo.
E defendeu mais autonomia para a Região. “O estatuto de uma região autónoma é referendado pelo povo dessa região autónoma”, disse, afirmando: “Não aceitamos que outros nos dêem ordens.”
“Portugal sim, colonialismo nunca”, exclamou.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)