Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Mais de 120 mil desempregados

Nos recentes debates entre os cabeças de lista pelo distrito do Porto, todos apontaram o desemprego como problema essencial: no mínimo 120 mil desempregados, 75% dos quais com baixas qualificações profissionais, o que os torna potenciais desempregados de longa duração.
14 de Fevereiro de 2005 às 00:00
Mais de 120 mil desempregados
Mais de 120 mil desempregados FOTO: Francisco Neves
E esses desempregados tanto vêm da indústria como do comércio, sendo que também há uma parte significativa de jovens à procura do primeiro emprego ou de um emprego estável.
Outra grande fonte de polémica é o Metro. A decisão de levar este meio de transporte pela Avenida da Boavista conta ultimamente com a oposição do PS, que pretende que o canal escolhido seja o da Circunvalação – mas o defensor da passagem pela maior avenida do Porto é técnico (Oliveira Marques, presidente da Empresa de Metro do Porto) e mesmo Rui Rio tinha muitas dúvidas.
Também a ligação a Gondomar tem alguma polémica e o Metro é o maior investimento neste momento em curso em Portugal.
REGIONALIZAR: SIM, NÃO, TALVEZ
José Pedro Aguiar-Branco, cujos seis meses como ministro da Justiça o alcandoraram a grande figura nacional, recorda que sempre foi um grande defensor da regionalização. Braga da Cruz, o cabeça de lista do PS, também. Mas ambos acham que só daqui a alguns anos é que se pode voltar a falar disso.
Pelo contrário, Honório Novo, da CDU, defende-a todos os dias, enquanto o embaraço do bloquista Teixeira Lopes é enorme, porque ele é um defensor, mas o partido não. Já Pires de Lima considera que não é esse o problema e que a regionalização não seria solução nenhuma.
PÁRA-QUEDISTAS
Pires de Lima foi o escolhido por Paulo Portas para liderar a lista do CDS. Residente em Lisboa, o vice-presidente do CDS tem ligações familiares ao distrito. Nas listas do PSD, a grande surpresa é o número 2, o historiador Freire Antunes, que substituiu Pôncio Monteiro após os ataques daquele famoso adepto do FC Porto a Rui Rio.
CABEÇAS DE LISTA
PSD - José Pedro Aguiar-Branco; PS - Luís Braga da Cruz; CDS - António Pires de Lima; PCP - Honório Novo; BE - João Teixeira Lopes; PCTP/MRPP - Valentim Martins; PND - João Almeida Garrett; PH - Alice Ribeiro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)