Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Mais apoios comunitários para territórios de baixa densidade

Poiares Maduro diz que o objetivo é "aprofundar a coesão territorial no nosso país".
17 de Janeiro de 2015 às 17:11
Poiares Maduro dispara um tiro durante a inauguração do Campo de Tiro de Mira este sábado
Poiares Maduro dispara um tiro durante a inauguração do Campo de Tiro de Mira este sábado FOTO: Paulo Novais / LUSA

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, anunciou este sábado, em Mira, que os territórios de baixa densidade vão ser beneficiados com fundos comunitários específicos.

"Queremos valorizar estes territórios de forma a aprofundar a coesão territorial no nosso país", disse o governante aos jornalistas, durante a visita que efetuou este sábado a várias obras daquele concelho (de onde é natural) do distrito de Coimbra.

Segundo o Poiares Maduro, o Governo vai lançar avisos de concurso específicos para projetos apresentados por agentes dos territórios de baixa densidade, que tanto existem no interior como no litoral, e aumentar as comparticipações financeiras. O ministro salientou que estas duas questões são novidades no novo quadro de fundos europeus.

"Vamos apoiar de forma reforçada, face ao que aconteceu no passado, os territórios de baixa densidade, seja dando dotações mais elevadas ou abrindo concursos específicos a que apenas se podem candidatar projetos destes territórios", frisou.

Para o governante, trata-se de "um sinal muito claro da importância que atribuímos à coesão territorial, à necessidade de inverter um processo que, ao longo de décadas, tem corrido no país com crescentes assimetrias regionais".

Adjunto Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro Poiares Maduro Governo apoios comunitários
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)