Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Manuela ‘baixa’ impostos

A redução dos impostos só é possível sem megaprojectos, com rentabilidade nula. Esta foi a ideia ontem defendida pela líder social-democrata num almoço com a Câmara de Comércio Luso-Holandesa.
27 de Novembro de 2008 às 00:30
A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, gostava de baixar os impostos
A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, gostava de baixar os impostos FOTO: Luís Forra / Lusa

'Se eu fosse eleita, não tenho dúvida nenhuma de que suspenderia [investimentos públicos sem rentabilidade] e ficaria com meios provavelmente para baixar os impostos', declarou Manuela Ferreira Leite.

Do outro lado da moeda, a líder do PSD apontou os projectos do Governo que representam 'encargos tremendos', a partir de 2013 até 2040, e impossibilitam a descida da carga fiscal. Mas, no final do encontro, a presidente social-democrata sublinhou que 'qualquer baixa de impostos é bem-vinda', comentando o pacote de medidas da Comissão Europeia para combater a crise. O que contradiz aquilo que tem dito sobre a falta de condições para baixar já os impostos.

De facto, a presidente social-democrata fez um discurso pró-liberal contra o excesso de intervencionismo no Estado, alertando para que a crise internacional não sirva 'de álibi' para essa intervenção.

Esta posição surgiu no mesmo dia em que Passos Coelho, seu adversário nas directas, foi a Santarém falar sobre as funções do Estado.

Na sua análise do País, Ferreira Leite concluiu que 'nos últimos dez anos Portugal tem estado a empobrecer'. A líder do PSD foi ministra das Finanças entre 2002 e 2004, ou seja, no período que apontou.

PORMENORES

MÁRIO LINO

Sócrates não desiste dos investimentos públicos como combate à crise.Mário Lino avança mesmo que 'vai aumentar a política de investimento' em 'projectos que ajudem a dar resposta à crise'.

MENOS BEM

A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, terá dito na última comissão política do partido que, nas últimas semanas, a comunicação foi 'menos bem' conseguida junto da opinião pública.

AUTÁRQUICAS

As escolhas autárquicas para as eleições de 2009, designadamente de Santana Lopes para Lisboa, no PSD, só devem ser divulgadas na segunda semana de Dezembro. A última comissão política não abordou o tema e a próxima não está prevista para a semana

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)