Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Marcelo desmente Operação Cascais: "É um disparate"

‘El Mundo’ avança que Presidente da República, Lili Caneças e João Brito e Cunha querem trazer o rei emérito para Portugal.
Sónia Dias 10 de Agosto de 2020 às 01:30
Rei emérito Juan Carlos, Marcelo Rebelo de Sousa e rei Filipe VI
Rei emérito Juan Carlos, Marcelo Rebelo de Sousa e rei Filipe VI FOTO: Lusa
Cascais pode tornar-se no novo refúgio de Juan Carlos depois do verão. O ‘El Mundo’ diz que Marcelo Rebelo de Sousa, Lili Caneças e João Manuel Brito e Cunha estão a preparar a vinda do rei emérito de Espanha para Portugal. O jornal até dá um nome ao plano, Operação Cascais, apesar de, na verdade, se tratar de uma autêntica operação Salvem o Rei.

No caso de Marcelo, o jornal fala de uma “visita-relâmpago” e “sem comitiva” a Madrid, para almoçar com o rei Felipe VI no Palácio da Zarzuela, a 21 de julho, não se conhecendo os motivos do encontro. Ontem Marcelo voltou a dizer que não sabe onde está o rei emérito, “nem quer saber”, e que as notícias sobre o seu envolvimento são “um disparate”. “Isso seria criar problema nas relações entre os dois estados e o Presidente da República existe para resolver problemas, não para criar”, acrescentou. 


O ‘El Mundo’ cita ainda fontes do município de Cascais que têm conhecimento da ‘operação’. Ao CM, o presidente da câmara, Carlos Carreiras, diz que não foi abordado sobre este assunto. “É uma questão que não diz respeito à autarquia”, esclarece. Ainda assim, adianta que Juan Carlos seria bem recebido pelo município. “Sendo uma pessoa muito ligada a Cascais e com muitas amizades neste local, obviamente que o iríamos receber bem, com todo o respeito e consideração”, revela o autarca. 

Exílio digno de rei
Um exílio digno de um rei. Em nenhuma outra parte do Mundo Juan Carlos irá encontrar uma residência tão luxuosa. O rei emérito deixou Espanha na passada segunda-feira, dia 3, rumo a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, tendo sido fotografado à chegada ao aeroporto pelo jornal espanhol ‘Nius’. Aqui, ficou instalado no exclusivo Emirates Palace, um hotel de sete estrelas que pertence ao governo local.

De acordo com o jornal ‘ABC’, Juan Carlos, de 82 anos, está instalado numa das suites presidenciais do resort, que custa cerca de 11 mil euros por noite. O hotel conta com 850 mil metros de extensão, uma praia privativa e várias mordomias.

O príncipe herdeiro do emirado – Mohammed bin Zayed Al Nahyan – é amigo de Juan Carlos e o hotel já foi reforçado com segurança privada, cortesia do príncipe. De acordo com o jornal, o monarca tem uma “excelente relação pessoal” com as outras famílias reais dos Emirados Árabes Unidos.
Marcelo Rebelo de Sousa Cunha Cascais Juan Carlos El Mundo Lili Caneças João Manuel Brito Espanha Portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)