Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Marcelo diz que 'lei da rolha' é constitucional

Marcelo Rebelo de Sousa diz que “o PSD cometeu o erro de copiar e ir a reboque do PS, incluindo uma matéria disciplinar especificamente nos estatutos e prevendo uma sanção que é a mais grave, a expulsão”.
16 de Março de 2010 às 19:10
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa FOTO: Tiago Sousa Dias

Rebelo de Sousa reagiu desta forma, esta terça-feira, à alteração dos estatutos do PSD, votada no passado fim-de-semana no congresso de Mafra, onde esteve presente depois de onze anos de ausência em congressos.

Recorde-se que o PSD aprovou a alteração estatutária que pune com a suspensão do partido, até dois anos, ou com a expulsão todos os militantes que violem o dever de lealdade para com o programa, estatutos, directrizes e regulamentos nos 60 dias que antecedem actos eleitorais. Uma alteração que ficou no próprio dia (domingo) baptizada como a ‘lei da rolha’.

O ex-líder dos sociais-democratas diz ainda que esta norma não é inconstitucional “senão a regra do PS seria inconstitucional”.

Ainda assim Marcelo Rebelo de Sousa destaca “duas vantagens” que saem desta aprovação. Uma é o PSD ter “a possibilidade de emendar a mão” no próximo congresso e a outra é “dar a chance ao PS de também ele corrigir no próximo congresso a sua regra”. E assim “são dois em um”.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)