Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
4

Marcelo elogia Rio pela atuação "exemplar" como líder da oposição durante a crise

Presidente da República vincou que durante a fase "aguda" da pandemia "portugueses viam líder da oposição com sentido de Estado".
Lusa 22 de Maio de 2020 às 21:32
Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio
Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio FOTO: José Coelho / Lusa
O Presidente da República (PR) elogiou esta sexta-feira o "líder da oposição e candidato a primeiro-ministro", Rui Rio (PSD), pela atuação "exemplar" de colocar "o interesse nacional à frente do partidário" na crise da covid-19, dando "ao país uma força" inimaginável.

Em declarações aos jornalistas na base militar de Ovar, onde almoçou com o presidente do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa vincou que, na fase "mais aguda" da pandemia, "os portugueses estavam unidos, precisavam de ver os seus políticos unidos e viam o líder da oposição com sentido de Estado", o que "deu ao país uma força que não se imagina" e "os portugueses não o esquecerão". 

"Um dos motivos pelos quais vim aqui foi para saudar Rui Rio como líder da oposição e candidato a primeiro-ministro. Como líder da oposição, foi um exemplo. Acho que não conseguiria fazer o que ele fez, nomeadamente numa circunstância como esta, de todos os dias ter de enfrentar situações novas e inesperadas", afirmou o Presidente no concelho que enfrentou a primeira e mais longa cerca sanitária devido à covid-19, onde vai esta tarde estar com o primeiro-ministro, António Costa.

O PR explicou a presença esta sexta-feira em Ovar do líder do PSD e do primeiro-ministro porque Ovar foi não só o concelho que teve "a primeira cerca sanitária" como "a mais duraroura e mais penalizada em termos de população", que "foi a mais resistente".

"Constituiu um exemplo particularmente doloroso mas também insipirador da luta dos portugueses que ainda não terminou", destacou,

"Não podendo ir a todo o país, escolhi um exemplo simbólico fortíssimo - da intervenção das Forças Armadas, do presidente da Câmara, da população e do exemplo do líder da oposição", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou ainda a vereação e o presidente da Câmara de Ovar, frisando que este "foi um herói".

"Os nossos autarcas foram heróis. Ele foi dos primeiros e dos mais testados e sacrificados heróis de entre os autarcas portuguesas. Nunca desistiu, nunca se resignou, não teve um momento de desanimo. Foi de coragem ilimitada", destacou o PR.

Marcelo referiu que "os autarcas tiveram de descobrir testes e mascaras onde não existiam, tiveram de telefonar para o PR, para o primeiro-ministro, para o líder de oposição, para todo o mundo, todos os dias" e "tiveram de tomar decisões muito controvertidas, em cima da hora".

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

 



Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)