Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Marcelo paga viagem a Lyon do próprio bolso

Presidente usou o Falcon para assistir ao jogo das meias-finais.
Diana Ramos 8 de Julho de 2016 às 02:30
Marcelo Rebelo de Sousa assistiu ao jogo da meia-final entre Portugal e País de Gales
Marcelo Rebelo de Sousa assistiu ao jogo da meia-final entre Portugal e País de Gales FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa
O Presidente da República vai pagar do seu próprio bolso o valor relativo à deslocação a Lyon no avião Falcon da Força Aérea – para assistir ao jogo das meias-finais entre Portugal e o País de Gales –, apurou o CM junto de fontes do Palácio de Belém. O custo de uma hora de voo da aeronave ronda os 3500 euros, pelo que a deslocação entre Bragança e Lyon representou um custo de 14 mil euros.

Contudo, segundo apurou o CM, no caso dos órgãos de soberania só é contabilizado o valor relativo ao combustível, que naquele caso rondou os 6 mil euros. O custo por passageiro, sabe o CM, está próximo dos 600 euros, montante que o Presidente quer assumir pessoalmente.

Fonte da Presidência frisa que o Falcon foi usado apenas porque não havia outra forma de transportar o Presidente após a visita a Trás-os-Montes, onde participou no Portugal Próximo. E diz que se a viagem fosse em voo comercial, o custo para Belém seria maior, dado que envolveria estadia em França.

Esta foi a terceira vez que o Presidente viajou de Falcon e não estão previstas mais utilizações por Marcelo até ao final do ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)