Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Maria de Belém afastada

O Governo ainda não encontrou um nome para substituir Maria José Nogueira Pinto na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Os nomes dos socialistas Maria de Belém e Rui Cunha já estiveram em cima da mesa, mas a vice-presidente da bancada parlamentar do PS é, segundo fontes próximas do processo, uma hipótese afastada por pressão do PS.
14 de Julho de 2005 às 00:00
Maria de Belém não irá suceder a Maria José Nogueira Pinto
Maria de Belém não irá suceder a Maria José Nogueira Pinto FOTO: Pedro Catarino
Maria de Belém foi a primeira figura a ser referida para a presidência da Santa Casa, mas a recusa de se candidatar a Oeiras deitou por terra este cenário. A deputada desistiu da corrida, o que criou algum mal-estar com o coordenador nacional autárquico do PS, Jorge Coelho. Segundo fontes partidárias “não fazia sentido”, agora, ir para a Santa Casa, depois de ser candidata à Assembleia Municipal.
Há quem diga, por outro lado, que foi o próprio Jorge Coelho quem -fez finca pé para que Maria de Belém ficasse de fora da corrida à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Segundo o CM apurou, Guilherme de Oliveira Martins, vice-presidente do grupo parlamentar do PS, foi uma das hipóteses, mas o deputado garantiu ao CM nunca ter sido sequer sondado para o cargo. Um dos argumentos para se pensar no ex-ministro de António Guterres era o de fazer a ponte com os sectores católicos da sociedade. Rui Cunha tem sido o nome mais falado para a presidência da Santa Casa, ainda que não tenha sido contactado, ao que o CM apurou. Maria José Nogueira Pinto terminou o mandato no final de Junho.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)