Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Marinho Pinto elogia “juventude” do novo Governo

O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, elogiou sábado à noite no Porto a juventude dos ministros do novo Governo, desejando que sejam capazes de resolver os problemas do país.
19 de Junho de 2011 às 12:00
Marinho Pinto elogiou juventude dos novos ministros escolhidos por Passos Coelho
Marinho Pinto elogiou juventude dos novos ministros escolhidos por Passos Coelho FOTO: Lusa

"São muitos jovens, ainda têm muito futuro à sua frente. O mais velho é mais novo do que eu", afirmou Marinho Pinto, num debate sobre corrupção organizado pelo grupo cívico-político Porto Laranja, afecto ao PSD.  

O bastonário salientou que caberá às próximas gerações pagar "até 2087" as dívidas de "70 mil milhões de euros" contraídas pelo Estado, nomeadamente para pagar "obras faraónicas" a que políticos quiseram associar os seus nomes nas respectivas inaugurações, deixando o pagamento para outros. "Obras que vão ser pagas pelos nossos filhos e pelos nossos netos", afirmou.  

Marinho Pinto defendeu que o Estado devia analisar "a pente fino" todas as decisões tomadas no Governo por um ex-ministro ou ex-secretário de Estado que passe a integrar a administração de uma empresa privada da mesma área, como aconteceu com Jorge Coelho e Pina Moura.  

O professor universitário e ex-vice-presidente da Câmara do Porto Paulo Morais manifestou-se "optimista" relativamente ao novo Governo e à nova Assembleia da República, nomeadamente quanto à capacidade de combater a corrupção. "Estou optimista, porque estes gatunos vão-se embora. Agora vêm os outros. Vamos ver o que fazem", afirmou.  

Paulo Morais realçou que parte da crise actual "tem muito a ver com a corrupção", pelos custos acrescidos de obras e serviços prestados aos Estado por empresas que financiam os partidos.

marinho pinto bastonário porto governo ministros
Ver comentários