Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Mário Lino confirma relações antigas

A ligação entre Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, e a empresa F9 Consulting já existe desde 2001. Em Janeiro desse ano, Vasco Gueifão, Jorge Borges Carneiro, Miguel Baptista e Alexandre Volta e Sousa constituíram a empresa e estabeleceram um contrato com a empresa pública Águas de Portugal (AdP).
5 de Novembro de 2006 às 00:00
No entanto, o relatório de contas da AdP, publicado pelo semanário ‘Sol’, define a F9 Consulting como “uma empresa com experiência relevante no sector da água e do ambiente em geral”.
Entrevistado ontem pela SIC, o ministro esclareceu que as pessoas em questão já colaboravam anteriormente com a AdP, através do Banco Mello, para quem trabalhavam. E que foi “o seu conhecimento” a ser determinante para que a administração de Mário Lino contratasse por 4 anos a recém-criada empresa de consultadoria.
O ministro acrescenta a este propósito: “Já conheço qualquer outra empresa dessa altura”, pelo que as suas “relações antigas são as mesmas que outros ministros”. Ouvida pelo CM, Ana Melo, assessora do ministro, disse apenas que “pensa não existir” mais contratos entre o Ministério das Obras Públicas e a F9 Consulting, escusando-se a avançar mais esclarecimentos por o ministro estar fora de Portugal.
O contrato entre a AdP e a F9 Consulting manteve-se até 2005, tendo sido já renovado. A polémica surgiu quando foi noticiada a ligação de Vasco Gueifão, adjunto do secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, à F9 Consulting. Campos também estava na AdP em 2001, na qualidade de vogal.
ALGRAVE PODE TER PORTAGENS
O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, admitiu ontem que a Via do Infante, no Algarve, pode vir a ter portagens num futuro próximo. “Quando se verificar que essa alternativa (Nacional 125) é eficaz e adequada , então será feita uma reavaliação dos critérios” disse. O Ministério das Obras Públicas decidiu introduzir portagens em três Scut (auto-estradas sem custos para o utilizador), decisão que não contemplou a Scut do Algarve, por esta não ter uma alternativa viável.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)