Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Mário Soares acredita que Merkel está cada vez mais só

O ex-presidente Mário Soares considerou este sábado que "corre um vento de mudança na União Europeia", depois das decisões adoptadas pelos líderes europeus, e confia que "pode conduzir a um novo impulso do euro e da União".
30 de Junho de 2012 às 17:33
Mários Soares acredita que Angela Merkel está a sentir o 'chão a fugir debaixo dos pés'
Mários Soares acredita que Angela Merkel está a sentir o 'chão a fugir debaixo dos pés' FOTO: Reuters

O fundador do PS era orador convidado para um encontro sobre os desafios da Europa, em Salamanca, mas uma "gripe estival" reteve-o em Lisboa, pelo que o texto escrito por Soares foi lido por Alfonso Guerra, ex-ministro do PSOE e da Fundacion Sistema, refere a agência EFE. 

Mário Soares expressou a sua confiança no "vento de mudança" na Europa, numa alusão às alterações políticas em alguns países, como a França, e que as decisões do Conselho Europeu "possam conduzir a um novo impulso do Euro e da União". 

Do ponto de vista do antigo presidente, é "preciso criar um novo paradigma de desenvolvimento e uma maior solidariedade nos Estados", um "caminho de políticas mais progressistas e humanas".  

E recordou que desde 2007 tinha vindo a alertar sobre a "possível decadência da UE e da incapacidade dos seus dirigentes para salvar o euro e vencer a crise".

 A chanceler alemã Angela Merkel começou agora a estar mais "isolada no quadro europeu e vai notar que a terra vai fugir-lhe debaixo dos pés".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)