Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Marques Mendes: Europa precisa do Tratado Constitucional

O líder do PSD, Marques Mendes, afirmou esta quinta-feira, em Bruxelas, que a União Europeia (UE) precisa de adoptar o Tratado Constitucional para definir novas regras de funcionamento que lhe permitam sair do impasse em que caiu.
14 de Dezembro de 2006 às 15:01
Marques Mendes, que se encontra em Bruxelas para participar na cimeira do Partido Popular Europeu, referiu que a regras pelas quais se regeu uma Europa a 15 são insuficientes, uma vez que, a partir de 1 de Janeiro de 2007, a UE passa a integrar 27 Estados-membros.
“Basta olhar para o que tem sucedido nos últimos conselhos europeus e deverá acontecer neste que agora vai iniciar-se, são muito poucas as decisões concretas, palpáveis e mobilizadoras que deles têm saído”, explicou o líder social-democrata, acrescentando que esta situação “dá uma imagem de uma Europa sem ambição, sem objectivos, de uma Europa que não consegue ser verdadeiramente competitiva”
Sobre a suspensão parcial das negociações com a Turquia, Marques Mendes disse ser uma atitude “de princípios e firmeza” da UE.
Recorde-se que o processo de ratificação do Tratado Constitucional Europeu foi interrompido em 2005, após a vitória do ‘não’ nos referendos em França e na Holanda.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)