Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Mendes duro com Manuela

O líder do PSD, Marques Mendes, foi “duro e peremptório” na reacção à posição de discordância da ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite em relação à proposta do partido de descida gradual do IVA e IRC. Segundo apurou o CM, no Conselho Nacional que terminou ontem por volta das 02h30 Marques Mendes disse a Manuela Ferreira Leite que a sua proposta de redução de impostos era coerente com a linha política seguida pelo partido.
18 de Março de 2007 às 00:00
Marques Mendes e Ferreira Leite antes do Conselho Nacional
Marques Mendes e Ferreira Leite antes do Conselho Nacional FOTO: João Relvas, Lusa
Segundo Miguel Macedo, citado pela Lusa, Manuela Ferreira Leite, presidente da Mesa do Congresso do PSD, foi a “voz discordante do Conselho Nacional. Na reunião, a ex-ministra das Finanças voltou a reafirmar que descer os impostos nesta altura era uma “irresponsabilidade” e um “erro”. Marques Mendes não gostou e, num tom mais duro, atirou: “Sou eu que dirijo o partido. Há uma linha de orientação que vai continuar a ser seguida.”
O líder social-democrata lembrou ainda à ex--ministra das Finanças que, na campanha eleitoral de 2002, o PSD prometeu baixar os impostos e quando foi para o Governo não o fez. Só em 2004, com Manuela Ferreira Leite no Governo, acrescentou Marques Mendes, o IRC baixou de 30 para 25 por cento e, mais tarde, em 2006, voltou a baixar de 25 para 20 por cento.
NOTAS SOLTAS
CADILHE E CATROGA
Os ex-ministros das Finanças Miguel Cadilhe e Eduardo Catroga são defensores da redução dos impostos, ao contrário de Manuela Ferreira Leite. Em declarações ao ‘Expresso’, Miguel Cadilhe disse mesmo que José Sócrates cometeu um “erro clamoroso” ao tê-los subido há dois anos.
REGRESSO DE MENEZES
O secretário-geral do PSD, Miguel Macedo, questionado sobre a intenção de Luís Filipe Menezes de se candidatar à presidência do partido, optou por desvalorizar o assunto e disse apenas: “Um dos direitos [dos militantes] é candidatarem-se à liderança do partido.”
Ver comentários