Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Mendes não vai sozinho

Afinal Marques Mendes não é o único candidato à liderança do PSD. José Alberto Pereira Coelho, 55 anos, irmão de Paulo Pereira Coelho, anunciou ontem que disputará a presidência social-democrata com o actual líder do partido no dia 5 de Maio.
25 de Abril de 2006 às 00:00
José Pereira Coelho
José Pereira Coelho FOTO: d.r.
Em declarações ao CM, Pereira Coelho, que sempre foi defensor das eleições directas, explicou que terá uma proposta global estratégica e que a entregará no dia 26, data limite para a entrega dos documentos.
O também dirigente dos TSD e membro do Conselho Nacional, de Coimbra deverá ter uma proposta em torno do tema “Poder às Bases”. O texto está a ser alinhado, bem como as assinaturas de um militante que foi colega de curso de Marques Mendes. “Foi meu contemporâneo, fui dirigente associativo”, acrescentou o candidato.
A sua candidatura já tinha, aliás, sido avançada, mas sem confirmação. Era, aliás, a única alternativa esperada à candidatura de Luís Marques Mendes, e que tem uma proposta global estratégica intitulada “Credibilidade para Vencer”, conforme adiantou ao CM Azevedo Soares, um dos mentores do texto.
No plano de campanha interna de Marques Mendes, Duarte Pacheco explicou que o seu encerramento ocorrerá a 3 de Maio, na Estufa Fria em Lisboa. Um jantar em Penafiel será outro dos pontos altos no dia 30 de Abril. Entre os dias 27 e 29, Mendes irá a Évora, Faro e Santarém.
Hoje, o líder do partido e recandidato vai a Leiria para um jantar no único distrito em que o PSD saíu vitorioso nas eleições legislativas.
LISTA DE APOIO A LÍDER SEM SANTANISTAS
Alexandre Relvas, ex-director da campanha presidencial de Cavaco Silva vai integrar a comissão de honra da candidatura de Marques Mendes à liderança do PSD, que ontem foi publicada no site oficial do candidato.
Ferreira do Amaral, ex-ministro das Obras Públicas e candidato presidencial nas eleições de 2001, José Luis Arnaut e Marques Guedes, líder parlamentar dos social-democratas, também fazem parte da comissão de honra, presidida por Francisco Pinto Balsemão, fundador e militante número um do partido.
A lista de apoiantes de Marques Mendes integra também presidentes de câmara, muitos deputados e eurodeputados do partido. Rui Gomes da Silva ou Helena Lopes da Costa, por exemplo, não constam da lista divulgada no site de campanha. Recorde-se que ambos são conotados com a ala ‘santanista’ do partido. O congresso realiza-se entre 19 e 21 de Maio, na Póvoa do Varzim.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)