Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Menezes apoiado por fiscal de Gaia

A guerra à volta da candidatura de Luís Filipe Menezes à Câmara Municipal do Porto continua a abalar o PSD. O CM teve acesso a documentos que provam que a empresa do deputado e presidente da Distrital do Porto, Virgílio Macedo, apoio decisivo para o processo de escolha do candidato, faz a revisão oficial das contas de duas empresas municipais e da Câmara de Gaia, a que Menezes ainda preside.
20 de Outubro de 2012 às 01:00
Candidatura de Luís Filipe Menezes está a lançar a polémica no PSD do Porto
Candidatura de Luís Filipe Menezes está a lançar a polémica no PSD do Porto FOTO: Lusa

A sociedade unipessoal Virgílio Macedo, com o mesmo nome do deputado presidente da Distrital do PSD do Porto, é "fiscal único" da Câmara de Gaia, e os sociais-democratas da cidade contra a candidatura de Menezes falam de "incompatibilidade total na escolha do candidato".

Em declarações ao CM, o próprio Virgílio Macedo diz que deixou de ser ele a assinar o balanço semestral e anual logo em 2011, quando foi eleito deputado e presidente da Distrital do PSD, "precisamente para evitar esse tipo de acusações". Mas as contas de Gaia, reconhece, continuam a ser auditadas por um revisor da sua empresa.

O fundador do PSD, e mandatário das candidaturas de Rui Rio à Câmara do Porto, Miguel Veiga, afirma ao CM que está "a aguardar que apareça um candidato alternativo do PSD". Mais: "Não apoiarei nem votarei na sua candidatura. O partido ainda não decidiu, e não me revejo na personalidade política do dr. Luís Filipe Menezes."

PIZARRO AINDA NÃO CONFIRMA QUE É CANDIDATO AO PORTO 

Manuel Pizarro não confirma as notícias que o davam ontem como o candidato oficial do PS à Câmara Municipal do Porto, mas o seu nome é dado como certo e já aprovado pelo líder socialista, António José Seguro.

Pizarro afirmou ontem que "o PS decidirá na altura própria quem será o candidato". A concelhia do partido no Porto reúne-se na segunda-feira e poderá já avançar com a aprovação e o anúncio oficial da candidatura do socialista, que é também consensualmente aceite na distrital do Porto.

Licenciado em Medicina, tal como o seu adversário do PSD, Luís Filipe Menezes, Pizarro é deputado do PS desde Março de 2005 e foi secretário de Estado da Saúde no último governo de José Sócrates.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)