Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Menezes perde na própria casa

O candidato à liderança do PSD Luís Filipe Menezes foi ontem eleito delegado ao congresso, marcado para os dias 8 a 10 de Abril, mas perdeu as eleições na concelhia de Gaia, a que preside.
25 de Março de 2005 às 00:00
Segundo apurou o CM, a lista liderada por Filipe Menezes conseguiu eleger cinco delegados, contra seis conquistados pela lista liderada por Cancela de Moura. E foi por escassos 24 votos que Cancela de Moura não elegeu sete delegados, o que seria uma derrota estrondosa de Menezes em ‘casa’, com a agravante de Cancela de Moura ser vereador na Câmara de Gaia e Menezes o seu presidente. A ironia de toda esta situação está no facto de fontes partidárias afirmarem que Cancela de Moura, antigo dirigente da concelhia, apoia a candidatura de Menezes...
A situação em Gaia é, pois, de alguma tensão (antigas quezílias poderão ter resurgido), mas o resultado geral no distrito do Porto não é mau para Menezes. Até ao momento, a contagem de ‘espingardas’ de Marques Mendes e de Filipe Menezes está ‘renhida’. O resultado até ao momento é o seguinte: no Porto, os seis delegados foram repartidos pela lista de Aguiar Branco (três) e a de Miguel Seabra (três). Portanto, o resultado é favorável a Mendes, pois ambos o apoiam. Em Gondomar, Valentim Loureiro conseguiu oito dos dez delegados para Menezes. Em Lousada, Menezes voltou a ganhar, com quatro dos seis delegados. Em Valongo, a lista de Mário Duarte bateu por três-dois a de Marco Vaqueiro da JSD. Em St.º Tirso, repetiu-se a vitória da lista afecta a Menezes: João Abreu obteve três delegados e Carlos Moreira, apoiante de Mendes, apenas um. Amarante, Baião e Marco de Canaveses caíram para o lado de Menezes, mas Vila do Conde e Póvoa de Varzim foram para Marques Mendes.
Ver comentários