Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Menos 50 mil militantes

O PCP deverá ter perdido mais de 50 mil militantes dos 135 mil inscritos que figuram nos ficheiros. Isto segundo previsões do próprio partido que está, pela primeira vez, a contactar todos os inscritos.
25 de Abril de 2006 às 00:00
O PCP, liderado por Jerónimo de Sousa, desvaloriza os números
O PCP, liderado por Jerónimo de Sousa, desvaloriza os números FOTO: Pedro Catarino
Até Dezembro de 2005 foram efectuados mais de 80 mil contactos, dos 135 mil previstos. E constatou-se que dos 80 mil, restam 51 mil, faltando ainda contactar cerca de 55 mil. Pelos resultados já apurados, o PCP prevê ter perdido mais de 50 mil militantes, mantendo entre 75 a 80 mil. Os que perdeu morreram, envelheceram ou cortaram a ligação que mantinham com o partido.
Os resultados são desvalorizados pelo PCP – “o trabalho realizado confirma que a grande maioria dos inscritos reafirmam o seu compromisso com o partido” – e não surpreendem: “Já no congresso de 2004 referimos que o número de inscritos não correspondia à realidade e estimámos que teríamos cerca de 75 a 80 mil militantes”, lembrou ao CM António Rodrigues do Comité Central, órgão que reuniu dias 20 e 21. António Rodrigues sublinhou ainda que é a primeira vez que o PCP, na sua história, está a contactar directamente todos os inscritos e a actualizar as respectivas fichas.
RENOVAÇÃO
MENOS DE 30 ANOS
O Comité Central do PCP sublinha “o grande sucesso” da campanha de recrutamento de 2500 novos militantes lançada o ano passado que culminou no final de Março com a adesão ao Partido de 3068 militantes, 36% dos quais com menos de 30 anos, “ o maior nível de adesão ao Partido de há muitos anos”.
CONGRESSO JCP
A Juventude Comunista Portuguesa anunciou ontem a realização do 8.º Congresso a 20 e 21 de Maio, em Vila Nova de Gaia, sob o lema ‘Transformar o sonho em vida’ – em homenagem a Cunhal - com a participação de mil delegados. No congresso será aprovada a resolução política da JCP e eleita nova direcção nacional, que deverá manter o mesmo número de elementos, 90 jovens.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)