Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
9

Merkel espera que Portugal mantenha compromissos com Europa

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse, esta quinta-feira, em Bruxelas, que é "muito importante" que os responsáveis políticos portugueses mantenham os compromissos assumidos pelo Governo de José Sócrates relativamente à consolidação orçamental.
24 de Março de 2011 às 15:50
Merkel lamenta chumbo do PEC 4
Merkel lamenta chumbo do PEC 4 FOTO: Reuters

"Portugal apresentou um programa muito corajoso para os anos 2011, 2012 e 2013. Era [um programa] apropriado. Lamento profundamente que não tenha sido aprovado [na quarta-feira] pelo Parlamento", declarou a chefe do governo alemão, citada pela agência France Presse. 

"Neste momento, é muito, muito importante que todos os que falam em nome de Portugal digam claramente que se sentem vinculados pelo objectivo desse programa", acrescentou Merkel. "Isso é importante não só para Portugal como também para toda a Europa, especialmente para os estados-membros da Zona Euro."
 
O primeiro-ministro português apresentou, na quarta-feira, a sua demissão ao Presidente Aníbal Cavaco Silva por considerar que "a Oposição retirou ao Governo todas as condições" para continuar a governar.  
 
Tanto Merkel como Sócrates irão esta quinta-feira participar numa cimeira europeia em Bruxelas.

Na reunião de dois dias, que se inicia às 17h00 (16h00 em Lisboa), os 27 esperam que o primeiro-ministro demissionário "clarifique os próximos passos" que Portugal vai dar para sossegar os parceiros europeus e sobretudo os mercados financeiros, disse à Lusa uma fonte da Comissão Europeia.

José Sócrates Angela Merkel primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva Comissão Europeia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)