Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
3

Militante do PCP detido em ‘manif’

Manuel Cruz, 65 anos, ex-dirigente sindical, diz que foi empurrado "janela fora" e lhe deram um pontapé. Ficou com hematomas. Hoje vai a tribunal
5 de Junho de 2013 às 01:00
Manuel Cruz, 65 anos, é arguido por tentativa de agressão a um agente de autoridade
Manuel Cruz, 65 anos, é arguido por tentativa de agressão a um agente de autoridade FOTO: Joaquim Dâmaso/lusa

Foi mais um dia de protesto contra o Governo, com direito a corte de estrada, junto ao Ministério das Finanças, em Lisboa, e ao entoar da canção de Zeca Afonso ‘Grândola, Vila Morena', em Leiria, na receção ao ministro da Economia, Santos Pereira. A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, também foi recebida em protesto na mesma cidade e o resultado foi a confusão total, com uma detenção.

Manuel Cruz, 65 anos, reformado, foi detido e levado para a esquadra da PSP, onde permaneceu cerca de duas horas. Hoje será presente a um juiz por tentativa de agressão a um agente de autoridade, mas garantiu ao CM não ter agredido ninguém. "Agredi? Não agredi, não senhor", afirmou, insistindo que tudo se passou "numa fração de segundos". Cruz, sindicalista e membro do MURPI (associação de reformados), levou consigo uma folha A4 a dizer "demissão já". Ao CM, frisa que o agrediram "pela janela fora e deram um pontapé". Manuel Cruz, militante do PCP e antigo candidato à Câmara, foi empurrado pelo patamar da entrada envidraçada do Teatro José Lúcio da Silva. O detido referia-se a um polícia sem farda. Ficou com hematomas nas pernas e foi ao hospital de Leiria para que tudo conste nos autos.

Enquanto isso, os manifestantes dividiam-se entre a esquadra e o teatro. Aguardaram o ministro da Economia, entoando ‘Grândola, Vila Morena'.E ainda conseguiram assobiar a ministra de longe, à saída do local. A segurança foi reforçada.

Em Lisboa, foram os despedimentos na Função Pública que provocaram o protesto. Sem consenso possível com o Governo, ouviram-se palavras de ordem: "Fascismo nunca mais".

militante pcp leiria governo detido protesto pontapé
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)