Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Moda troca o passo à ideologia

O secretário-geral socialista José Sócrates prefere marcas de roupa caras e internacionais mas nesta campanha eleitoral pisca o olho ao eleitorado, trocando o luxo por calças de ganga da moda nacional – umas Salsa. Já o social-democrata Pedro Passos Coelho é menos gastador. Veste fato e gravata e calças chino. Fica-se pelo que acha que lhe assenta bem, sem particular atenção à etiqueta. É a mulher quem lhe escolhe, normalmente, a roupa.
31 de Maio de 2011 às 00:30
Passos Coelho e José Sócrates (à. esq)
Passos Coelho e José Sócrates (à. esq) FOTO: Fotomontagem CM

Depois de o diário espanhol ‘El Mundo’ ter eleito Sócrates como o 6º homem mais elegante, em 2008, os seus ministros resolveram dar--lhe pelo Natal um vale de 2550 euros para fazer compras na conhecida e exclusiva loja Fashion-Clinique, em Lisboa.

Em 2009, o nome do líder do PS aparecia estampado na montra de uma das lojas mais caras do Mundo,a Bijan, localizada no bairro chique de Beverly Hills, em Los Angeles. Nesta loja, um par de meias custa mais de 37 euros e um fato completo pode chegar aos 37 mil euros.

E, em 2010, Sócrates assumia-se como "um canastrão que não tira as suas Levis 505". As palavras são suas e foram ditas no ano passado, em Fevereiro, numa visita à fábrica da Salsa.

Passos Coelho reconhece que, depois de ser eleito líder do PSD, começou a ter mais cuidado com a imagem e o fato tornou-se frequente. Na campanha eleitoral, quando quer optar por um look mais descontraído, veste umas chino. Já o vimos várias vezes, sem gravata e de mangas da camisa arregaçadas, em cima do palco. No que toca às gravatas, o CM sabe que recorre muitas vezes ao guarda-fatos do secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, que as colecciona.

LAURA AJUDA O MARIDO A ESCOLHER A ROUPA

Passos não esconde que é a mulher, Laura Maria Garcês Ferreira, que o ajuda a escolher a indumentária diária, sendo que também não dispensa a opinião dos seus colaboradores para melhor combinar as camisas com as gravatas. Ou, simplesmente, escolher o conjunto que melhor se adequa à ocasião e ao evento. Mas Passos também gosta de comprar algo quando lhe agrada.

SÓCRATES NA MONTRA DE LOJA EM BEVERLLY HILLS

A Bijan fica no número 420 de Rodeo Drive, em Beverly Hills. Só recebe um cliente de cada vez, com hora marcada, e conta clientes como Vladimir Putin, Steven Spielberg, Larry King, Sir Elton John, Al Pacino, Robert De Niro e José Sócrates, "prime-minister of Portugal" (primeiro ministro de Portugal), como está escrito na vitrina da loja.

passos coelho josé sócrates roupa eleições campanha
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)