Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Morreu o fundador do PS Júlio Montalvão Machado

O fundador do PS Júlio Montalvão Machado morreu esta noite, informou o secretário-geral do PS, António José Seguro, que lamentou, numa nota de pesar, a morte de "um dos mais ilustres democratas".
26 de Junho de 2012 às 00:19

Para António José Seguro, o falecimento de Júlio Montalvão Machado, republicano e antifascista, deixa ao País "uma personalidade única, a quem a República e a democracia muito devem".

Oftalmologista de profissão, Montalvão Machado foi um dos fundadores da Acção Socialista Portuguesa e, depois, do Partido Socialista.

Fez parte da Comissão Nacional e da Comissão Directiva do PS, tendo exercido todas as funções partidárias em Vila Real, distrito de onde era natural.

Foi presidente honorário da Federação Distrital do PS de Vila Real, governador civil de Vila Real (1974-1975), deputado (1979-1980) e presidente da Assembleia Municipal de Chaves (1993-2001).

Perseguido pelo regime do Estado Novo, Júlio Montalvão Machado só viria a ser autorizado a exercer funções profissionais no Serviço Nacional de Saúde após o 25 de Abril de 1974.

Durante vários anos, Montalvão dedicou-se à investigação da História política portuguesa, em especial o pós-Invasões Francesas e o período da Implantação da República.

A história dos Defensores de Chaves (1912) e a vida de António Granjo, primeiro-ministro em 1920-1921 e seu familiar, serviram de base a muitas das suas publicações.

júlio montalvão machado morte óbito ps
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)