Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Mota Soares defende relação de “confiança” entre Estado e Instituições Sociais

“É preciso mudar a relação entre o Estado e as instituições sociais, queremos que essa relação seja de confiança, parceria e subsidiariedade e que não seja de desconfiança, tutela ou centralismo”. O aviso foi feito este sábado, durante a inauguração do Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos.
10 de Setembro de 2011 às 15:22
Pedro Mota Soares ajuda D. José Policarpo a proteger-se da chuva
Pedro Mota Soares ajuda D. José Policarpo a proteger-se da chuva FOTO: Paulo Cordeiro/Lusa

O responsável pela pasta da Solidariedade e Segurança Social apelou à Solidariedade. Para tal o seu ministério está focado em maximizar a capacidade das creches com a criação de vinte mil novas vagas e simplificar as regras dos lares e outros serviços de apoio a idosos, sem hipotecar a qualidade e a segurança das infra-estruturas.

“O Estado tem que ter a humildade para pedir ajuda às instituições sociais” conclui.

Também presente na inauguração, o cardeal patriarca de Lisboa, José Policarpo, sublinhou que a Igreja é uma componente sociedade e destacou a importância das instituições da Igreja para a comunidade.

Orçado em 2,3 milhões de euros, o novo Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, inclui uma creche com capacidade para 60 crianças, um berçário, um serviço de refeições que pode chegar às 400 diárias,  um programa de actividades para seniores, que inclui por exemplo tertúlias, passeios, apoio psicológico ou jurídico. Faculta ainda apoio a toxicodependentes e sem abrigos e possui um gabinete de inserção profissional.

“É uma grande ajuda para os mais pobres e para os pais que não tinham onde deixar as crianças, aqui o serviço prestado é de qualidade e os responsáveis são de confiança” disse ao CM Ilda Paiva, de 77 anos. Este sentimento é comum a todos os paroquianos.

pedro mota soares cardeal carcavelos instituições estado ajuda social
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)