Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Municípios querem mais fiscalização

O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, defendeu ontem junto do ministro da Administração Interna, António Costa, fiscalizações às autarquias pelo menos uma vez por mandato, para prevenir a corrupção.
19 de Março de 2005 às 00:00
“Os municípios deviam ser fiscalizados pelo menos uma vez por mandato”, e não de sete em sete anos, como se faz actualmente, “porque estas questões devem ser transparentes”, disse Fernando Ruas, a propósito da “alegada corrupção” nas autarquias.
O responsável, que é também presidente da Câmara de Viseu, falava aos jornalistas após uma reunião com o novo ministro, António Costa, destinada a debater os problemas das autarquias.
A questão da corrupção no poder local foi abordada no final de Fevereiro pelo fiscalista Saldanha Sanches, que afirmou que “o número de autarcas que exigem luvas é assustador”. Na sequência dessas acusações, Fernando Ruas anunciou que a ANMP iria instaurar um processo judicial contra o fiscalista, alegando que este acusa constantemente os autarcas de corrupção sem o provar.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)