Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
1

Municípios preocupados com fiscalidade

ANMP acredita que questões vão ser resolvidas.
13 de Dezembro de 2015 às 11:33
Manuel Machado acaba de completar metade do mandato de quatro anos à frente da ANMP
Manuel Machado acaba de completar metade do mandato de quatro anos à frente da ANMP FOTO: Paulo Novais/Lusa

O atraso no processo de aplicação de fundos comunitários, a fiscalidade municipal e o horário de trabalho dos funcionários da administração local são algumas das maiores preocupações do presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).


Mas Manuel Machado, que acaba de completar metade do mandato de quatro anos à frente da ANMP, depois de ter sido eleito em novembro de 2013, acredita que, com o atual Governo, aquelas questões vão ser resolvidas.


As posições que o Governo tem veiculado e as "reuniões que já se realizaram" são motivo para acreditar que aqueles e outros problemas vão ser ultrapassados, disse à agência Lusa Manuel Machado, recordando que o "primeiro-ministro assumiu a descentralização e o poder autárquico como objetivo e parceiro importantes".


Reunião "correu bem"
A primeira reunião de trabalho que a ANMP teve com o Governo "correu bem", foi ouvida naquilo que são as suas "necessidades prementes, de curto, médio e longo prazo".


"Houve, diria, acordo sobre estas preocupações e houve abertura para construirmos soluções", adianta o autarca socialista.


"Se este entendimento prosseguir, creio que vamos ter vantagens, todos, num futuro próximo", sustenta Manuel Machado, que também é presidente da Câmara de Coimbra.


Os cortes e congelamentos de salários na administração pública "não ajudaram a motivar as pessoas a trabalharem melhor", tal como a imposição do horário semanal de 40 horas, que "não tem justificação" e que provocou "uma querela, que foi criada artificialmente" e que foi "absolutamente inútil".


O alargamento do horário de trabalho "não aumentou a produtividade, aumentou isso sim, a despesa, os custos fixos" e, "proporcionalmente, reduziu o preço do salário/hora e reduziu a produtividade", sustenta.

presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses Manuel Machado ANMP
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)