Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

Nobre e Lopes procuram marcar diferenças

O primeiro debate televisivo entre candidatos às próximas eleições presidenciais ficou marcado esta terça-feira à noite, na RTP, pelo ataque mútuo entre Francisco Lopes e Fernando Nobre.
14 de Dezembro de 2010 às 22:16
Nobre falou de candidatura "livre e independente", enquanto Lopes disse que avança por ser "um dever para com os portugueses" e trabalhadores
Nobre falou de candidatura 'livre e independente', enquanto Lopes disse que avança por ser 'um dever para com os portugueses' e trabalhadores FOTO: D.R.
O médico Fernando Nobre assumiu-se como o candidato à margem dos partidos, sem "amarras", livre e sem qualquer responsabilidade com o sistema político. Mais, chegou a defender a redução de 230 para 100 deputados. Já Francisco Lopes procurou recordar o percurso de Nobre, nomeadamente os seus apoios a Durão Barroso, António Capucho ou ao Bloco de Esquerda, e acusou-o de falta de clareza e coerência por causa das várias declarações que fez sobre o próximo Orçamento do Estado.
O candidato apoiado pelos comunistas insistiu que a sua candidatura é de dever patriótico pela mudança de rumo das políticas e que o apoio do PCP é uma "garantia" face ao passado de "gerações e gerações" que lutaram pela liberdade e a Democracia.

No desfiar de biografias pessoais e profissionais, que ocupou mais de metade do debate, Nobre lembrou que até esteve em Beirute em 1982. Lopes destacou que veio de um meio com dificuldades e que conhecia a pobreza de perto.

Num confronto que se poderia intular 'quem conhece melhor a tragédia humana', Nobre lembrou a sua experiência no socorro a pessoas em cenários de destruição provocada por terramotos, ou da pobreza extrema, com pessoas a morrer à fome.

No final, Francisco Lopes queixou-se de ter tido menos um minuto de intervenção que Fernando Nobre e fechou o debate, destacando as virtudes da sua candidatura.

O único ponto em que ambos não procuraram mostrar as suas diferenças foi no veto a mexidas nas leis laborais. 
pcp presidenciais francisco lopes fernando nobre PR
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)