Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Nobre Guedes pode ir para Coimbra

Paulo Portas pode vir a escolher Nobre Guedes para ser o cabeça-de-lista em Coimbra ou Setúbal. A polémica em torno do tratamento de resíduos pode ditar o futuro político do ministro do Ambiente que, nas últimas eleições legislativas, concorreu pelo distrito de Beja. Segundo apurou o CM, o CDS pretende explorar este dossiê na campanha e evidenciar as fracturas internas do PS sobre a co-inicineração.
28 de Dezembro de 2004 às 00:00
Ontem, o líder do PS-Coimbra, Vítor Baptista, admitiu que a questão da co-incineração poderia representar a perda de votos, sobretudo no seu distrito e em Setúbal. A lista em Coimbra está fechada e o PS promete uma surpresa, mas Vital Moreira e Gomes Canotilho não fazem parte das opções. Os socialistas poderão hoje já anunciar alguns nomes. Por Setúbal fala-se em Manuel Pinho, sendo certo que o nome de Pedro Silva Pereira nunca esteve em cima da mesa. Este prefere ser o número dois de Ascenso Simões em Vila Real. Paulo Pedroso, apurou o CM, a ser integrado nas listas, sê-lo-á por indicação do PS-Setúbal, mas a estrutura não pretende incluí-lo.
Em Lisboa, o imbróglio passará por gerir os nomes de Manuel Alegre e João Soares e a inclusão de nomes da JS (Rita Neves e João Ribeiro). Do lado PSD, Miguel Relvas concorre contra, ao que tudo indica, Jorge Lação (PS) e Pires de Lima (PP), em Santarém.
VITAL MOREIRA CRITICA PS-PORTO
Vital Moreira, apoiante da iniciativa socialista ‘Fórum Novas Fronteiras’, dirigiu ontem fortes críticas ao PS-Porto, devido aos elogios dos socialistas portuenses a Pinto da Costa.
“Para completar a ideia de [Alberto João] Jardim na Presidência [da República] só faltava mesmo imaginar Pinto da Costa como primeiro-ministro! Estão bem um para o outro. Só o PS portuense parece não se dar conta disso, no seu continuado e interesseiro ‘flirt’ com o dirigente do F. C. Porto”, escreveu no seu blogue na internet.
O constitucionalista, que foi deputado pelo PS no Governo de António Guterres, reafirma as críticas à co-incineração e diz que não é candidato a deputado pelos socialistas nas próximas legislativas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)