Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Nomeações familiares forçam terceira saída do Governo

João Ruivo é casado com secretária de Estado da Cultura e esteve só 13 dias no cargo.
Wilson Ledo 13 de Abril de 2019 às 10:14
A carregar o vídeo ...
João Ruivo é casado com secretária de Estado da Cultura e esteve só 13 dias no cargo.
É a terceira saída no Governo causada pelas relações familiares: João Ruivo, marido da secretária de Estado da Cultura Ângela Ferreira, pediu a demissão de técnico especialista da secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional. A nomeação e exoneração foram publicadas no mesmo dia.

A secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional confirma a saída mas descarta que esta tenha sido causada pelo facto de a mulher estar também no Governo.

João Ruivo foi nomeado a 28 de março, menos de seis meses depois de Ângela Ferreira ter entrado para o Governo, e acabou por ficar apenas 13 dias no cargo. O técnico não tinha qualquer formação universitária concluída e encontrava-se inscrito, desde o ano passado, numa licenciatura de Gestão Autárquica.

O Presidente da República não quis comentar esta saída. Contudo, Marcelo Rebelo de Sousa rejeitou estar a condicionar a nova lei sobre a nomeação de familiares ao avançar com uma proposta específica para Belém. A iniciativa é mais restritiva do que a do PS: proíbe a nomeação de familiares até ao 6º grau, face 4º grau dos socialistas.

Rui Rio, líder do PSD, diz que o que vê "é o Governo a meter os pés pelas mãos, a tentar limpar-se de qualquer maneira".

PORMENORES
Proposta do PS
O diploma do PS deixa de fora as nomeações cruzadas. Assim, um ministro pode nomear a mulher de um colega do Governo.

Coincidência de datas
A nomeação e a exoneração de João Ruivo para o Governo foram, ambas, públicas esta sexta-feira em Diário da República.

Ataíde suspendeu mandato
João Ataíde Neves tinha afinal suspendido o mandato na Câmara da Figueira da Foz por seis meses, com a entrada para a secretaria de Estado do Ambiente. Segundo o ‘Expresso’, só cessou esta sexta-feira o mandato.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)