Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
6

NOVA DEMOCRACIA DE MANUEL MONTEIRO

Um nome criado para servir os fins do novo partido. “Nova Democracia” é, segundo Manuel Monteiro, a expressão verbal que melhor traduz o objectivo a que se propõe com esta nova força política: refrescar a democracia portuguesa. “Trata-se de um nome jovem, fresco e livre”, disse o ex-presidente do CDS, em declarações ao Correio da Manhã.
8 de Março de 2003 às 00:00
“O nome procura sintetizar o objectivo político que está subjacente às nossas ideias”, explicou Manuel Monteiro, “e pretende ir ao encontro do necessário refrescamento da democracia”. Mais uma forma de sublinhar a primeira promessa desta força política, ou seja, trazer algo de novo ao sistema político português.

O nome é original em Portugal, mas existe uma força política na Grécia com o mesmo nome. Uma coincidência que não incomoda Manuel Monteiro, até porque a Grécia é o chamado berço da democracia. “Os princípios orientadores da democracia grega até podem servir de inspiração”, comentou, “defendem, por exemplo, uma participação activa dos cidadãos”.

Lourenço Lucena, o especialista em marketing político que trabalhou com Monteiro enquanto presidente do CDS, é o responsável pela imagem do novo partido. Em declarações ao CM, deu uma explicação um pouco mais técnica para a escolha do nome. “O objectivo foi o de encontrar uma designação com uma carga positiva forte já que não estamos a refundar algo que já existe, mas sim a criar uma nova força, com novas ideias. A palavra ‘nova’ comporta toda essa carga positiva”.

Lourenço Lucena vai agora trabalhar na criação do símbolo do partido, enquanto o grupo responsável pela declaração de princípios da nova força política também já iniciou a sua tarefa. Um outro grupo vai ocupar-se na estratégia, devendo os dois documentos estar concluídos em Abril, altura em que se iniciará a recolha de assinaturas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)