Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

NOVO CONSULADO NOS EUA

O Governo português pondera a hipótese de abrir mais consulados nos Estados Unidos (EUA), nomeadamente na Costa Oeste, avançou ao Correio da Manhã José Cesário, secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Segundo José Cesário, um dos objectivos da viagem que hoje inicia pelos EUA e termina a 24 de Novembro é precisamente “avaliar as possibilidades de abrir mais consulados, pelo menos em San Diego (Califórnia).”
18 de Novembro de 2003 às 00:00
“Hoje mesmo vamos visitar o Consulado Honorário em Los Angeles, que serve cerca de 100 mil pessoas. Este consulado reabriu recentemente, depois de encerrado durante dois anos e meio pelo anterior qoverno”, referiu o secretário de Estado, acrescentando que a maioria dos portugueses que vivem na costa Oeste americana, cerca de 900 mil, são de origem açoriana.
A comunidade portuguesa americana é uma das mais importantes. Só nos Estados Unidos há cerca de 1,3 milhões de portugueses ou seus descendentes. E, a Califórnia, com 330 974 habitantes de origem portuguesa, continua a ser o Estado norte-americano com o maior volume numérico de portugueses e seus descendentes.
Daí que esta viagem se torne especialmente importante para José Cesário que considera este Estado uma boa amostra da comunidade portuguesa para avaliar “o tipo de organização existente entre as comunidades e as associações, às quais estão ligadas”, bem como aprofundar a análise à participação dos portugueses na vida política dos países para os quais emigram.“Os EUA são o país onde os portugueses têm o maior índice de participação na vida política”, sublinhou José Cesário para quem o desenvolvimento empresarial português neste país é também bastante interessante.
Na sua visita aos Estados Unidos, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas irá assim, no dia 19, a Tulare, onde vai almoçar com o presidente da Câmara, David Macedo, e visitar uma indústria Portuguesa de lacticínios. Numa passagem por São José (20 de Novembro), o governante irá também a algumas instituições de apoio e solidariedade portuguesas e às instalações da Câmara Portuguesa de Comércio da Califórnia.
Já no dia 21 de Novembro, José Cesário desloca-se a S.Francisco para visitar mais um consulado e outra importante indústria de lacticínios portuguesa.
Os dias 22 e 23 estão reservados para a comunidade portuguesa de Newark, onde o secretário de Estado visitará a Câmara de Comércio de New Jersey e participará em alguns eventos como o 12.º aniversário da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro.Terminado a sua viagem, José Cesário conta visitar o Portugueses Sporting Club em Perth Amboy.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)