Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

Novo líder concertado

As distritais do CDS-PP estão a concertar a apresentação de uma moção única e um candidato a líder a apresentar ao congresso de 23 e 24 de Abril. Ontem, no Porto, 15 das 18 distritais assumiram total acordo, sendo que as restantes três “ainda não tiveram tempo de efectuar uma consulta interna”.
16 de Março de 2005 às 00:00
Os populares pretendem dizer ao País que “o partido está forte e coeso, e não se envolveu em ajustes de contas”, como referiu Nuno Melo, no final do encontro entre os dirigentes distritais. O nome de Telmo Correia como futuro líder não foi assumido, mas o perfil do candidato terá de passar pelo “reconhecimento público e interno, sentido de Estado, com notoriedade e provas dadas.”
Nuno Melo pretende que o congresso discuta o posicionamento ideológico do partido e a sua reorganização interna com vista a preparar as batalhas nos referendos sobre o tratado europeu, o aborto, e as eleições autárquicas e presidenciais. O dirigente popular desvalorizou o facto de alguns militantes terem entregue o cartão do partido, garantindo que o número de adesões recentes ultrapassa esses casos pontuais.
CANDIDATO JÁ ASSUMIDO DESVALORIZADO
A candidatura de Miguel Matos Chaves à liderança do PP não é levada muito a sério pelos dirigentes distritais que ontem se reuniram no Porto. Apesar de ter sido veiculada pelos órgãos de Comunicação Social, a informação de que os dirigentes populares iam “analisar pontos comuns entre as distritais e a candidatura de Matos Chaves, Nuno Melo não só a desmentiu como a classificou como “bom momento de humor”. E depois de traçado o perfil do futuro líder, não restam dúvidas de que Miguel Matos Chaves nele não se encaixa.
Por outro lado, depois das posições ontem assumidas, caiu por terra a esperança de alguns militantes em ver debatidos em profundidade o insucesso eleitoral de 20 de Fevereiro. O resultado das eleições foi, de resto, considerado “honroso”, após os sete anos do “ciclo feliz” da liderança de Paulo Portas, “presidente que saiu, ficando”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)