page view

Vagas para médicos, passe ferroviário por 20 euros e suplementos extraordinários para pensionistas: As promessas de Montenegro

Durante o discurso que marcou a rentrée na vida política, na Festa do Pontal, o social-democrata garantiu "não estar distraído" e que está focado em "tratar estrategicamente o futuro de Portugal". 

14 de agosto de 2024 às 21:38

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou, esta quarta-feira, três medidas com impacto na saúde, nos transportes e nas pensões que vão ser implementadas brevemente. Durante o discurso que marcou a rentrée na vida política, na Festa do Pontal, o social-democrata garantiu "não estar distraído" e que está focado em "tratar estrategicamente o futuro de Portugal". 

Montenegro disse que o Governo vai abrir 1684 vagas para estudantes de medicina, uma vez que estão previstas as reformas de 1500 médicos nos próximos três anos. 

Sobre as viagens e os transportes, o chefe do Executivo referiu a criação de um passe ferroviário que, por 20 euros mensais, vai permitir a circulação nos comboios urbanos, regionais e intercidades. 

A última medida anunciada foi a atribuição de um suplemento extraordinário entre os 100 e os 200 euros a pensionistas que recebam até 1527,78 euros. 

"Vamos atribuir e pagar no próximo mês de outubro um suplemento extraordinário aos pensionistas que têm mais baixas pensões: será de 200 euros para quem tem pensão até ao IAS (509,26 euros); entre 509,26 euros a 1018,52 cêntimo será 150 euros; e quem tiver uma pensar entre 1018,62 euros e 1527,78 euros será pagaremos uma verba a título de suplemento 100 euros", explicou. 

O social democrata aproveitou o discurso para falar sobre a atuação do Governo no Serviço Nacional de Saúde. Assegurou que o compromisso assumido "está a ser cumprido", rejeitando as críticas feitas ao Governo sobre o caos instaurado com o fecho de algumas urgências. O social-democrata destacou a saúde das mulheres, no que toca aos serviços de ginecologia e obstetrícia, como a prioridade do SNS.  

O líder do PSD elogiou ainda a postura de "abertura" e de "integração" demonstrada aos partidos e aos portugueses. Congratulou-se por tudo aquilo que foi conquistado nos quatro meses de novo executivo, como os acordos conseguidos com os professores, polícias, oficiais de justiça e outros profissionais. "Estamos a tratar estrategicamente o futuro de Portugal", vincou.  

Montenegro garantiu que o Governo está "de peito aberto perto de toda a gente para tratar da vida de cada português" e que está focado na "construção de uma sociedade mais justa". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8