Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

“O feriado nunca deveria ter sido suspenso”

Presidente e primeiro-ministro criticam decisão de Passos Coelho de eliminar feriado.
Bruno de Castro Ferreira 2 de Dezembro de 2016 às 08:37
A carregar o vídeo ...
“O feriado nunca deveria ter sido suspenso”
O Presidente da República e o primeiro-ministro discursaram ontem na cerimónia do reposto feriado do 1º de Dezembro com críticas alinhadas ao anterior governo. É a "primeira vez em muitos anos" que as duas figuras do Estado participam na cerimónia. Marcelo considerou que o feriado da Restauração da Independência "nunca deveria ter sido suspenso" e António Costa criticou quem "permitiu menosprezar esta data histórica".

Na tribuna estiveram representantes dos vários partidos, mas o PSD não marcou presença na primeira cerimónia do 1º de Dezembro depois de o feriado ter sido reposto. Recorde-se que o feriado da Restauração da Independência foi suspenso pelo Governo PSD/CDS com a entrada da troika em Portugal.

O presidente da Sociedade Histórica da Independência, José Alarcão Troni, foi o primeiro a intervir e pediu a recuperação do edifício do Palácio da Independência, em Lisboa.

Já o coordenador do Movimento 1º de Dezembro, Ribeiro e Castro, agradeceu a "pontualidade" do primeiro-ministro a repor o feriado e de Marcelo a promulgar o diploma. Sobre a chuva que marcou a manhã, ironizou: "Restauração molhada é Restauração abençoada."
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)