Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

“OE vai implicar corte de 5 milhões de euros”

António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa sobre balanço de mandato e impacto da austeridade.
3 de Novembro de 2010 às 00:30
“OE vai implicar corte de 5 milhões de euros”

Correio da Manhã – Como descreve este primeiro ano deste mandato à frente da autarquia?

António Costa – Foi um ano importante, de novo mandato e de maioria. Uma maioria plural na origem e que se manteve ao longo do ano. Executámos um conjunto vasto de trabalhos e demos grandes passos no desenvolvimento de trabalhos de fundo como o novo Plano Director Municipal, a reforma administrativa da cidade e a restruturação dos serviços da Câmara de Lisboa.

– E a situação financeira?

– Faltam dois meses para concluir o ano mas se não houver surpresas, podemos dizer que a despesa se comportou como o previsto. Do ponto de vista da receita, esta evoluiu de forma positiva. E reduzimos de 153 para 84 dias o prazo médio de pagamento a credores.

– Que impacto vai trazer para Lisboa o corte nas transferências para as autarquias previsto no Orçamento do Estado?

– A redução de cinco milhões de euros está confirmada. Neste momento estamos a completar o nosso orçamento, mas já podemos avançar que vamos fazer menos coisas e mais lentamente outras.

– Quais as áreas/serviços mais afectados com este corte?

– Tudo quanto são subsídios para actividades desportivas, culturais e sociais vai sofrer um corte de 20%. Estamos a evitar cortar nas transferências para as juntas.

– A reestruturação dos serviços da câmara vai implicar a dispensa de trabalhadores?

– Não. Haverá transferências internas porque há muito que não temos quadro de pessoas por serviço. Desde que tomei posse no primeiro mandato já integrámos 150 homens na Polícia Municipal, centenas de trabalhadores em regime de recibos verdes e cerca de 56 cantoneiros de limpeza. Vamos ainda integrar pessoal para o Regimento de Sapadores Bombeiros e 190 pessoas para a função de cantoneiro no próximo mês.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)