Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
8

Oficiais das Forças Armadas debatem contenção de custos

"Grupo informal representa-se a si próprio."
24 de Junho de 2015 às 07:31
Cerca de 100 oficiais das Forças Armadas vão debater os problemas da instituição militar
Cerca de 100 oficiais das Forças Armadas vão debater os problemas da instituição militar FOTO: Vítor Mota

Cerca de 100 oficiais das Forças Armadas vão reunir-se quinta-feira para uma jornada de reflexão para debater os problemas da instituição militar provocados pela contenção de custos e pela tentativa de igualar a carreira à Função Pública.


"É um grupo informal que se representa a si próprio, mas que, preocupado com os problemas nacionais e preocupado fundamentalmente, com problemas da instituição militar, entendeu fazer um encontro à volta da temática do estatuto da condição militar", explicou à agência Lusa o general Mourato Nunes, um dos oficiais envolvidos na organização do encontro.


A jornada de reflexão vai decorrer quinta-feira, em Lisboa, no Hotel Mundial, a partir das 19h30, e, no final, será lida, pelo oficial general mais antigo presente, uma comunicação à imprensa.


"Entendemos que um conjunto de medidas que vêm sendo tomadas ao longo do tempo, não só por este Governo, mas por muitos outros, têm desvirtuado sistematicamente o conceito da condição militar", sublinhou.


"Reflexos significativos"
Segundo o general, aquelas medidas tiveram "reflexos significativos" na moral, bem-estar e operacionalidade dos militares.


Questionado sobre as principais medidas que desvirtuaram e desrespeitaram o estatuto da condição militar, o general referiu-se especialmente a alterações na saúde militar e na ação social.


"Todos estes aspetos vêm progressivamente a ser desvirtuados e a ser desrespeitados e normalmente em nome de duas coisas. Por um lado, da contenção de custos e, por outro lado, procurar igualizar tanto quanto possível tudo aquilo que diz respeito à Função Pública", insistiu.


Outro ponto importante do encontro, segundo o general, é auscultar o "sentimento das pessoas relativamente" aqueles aspetos.

Forças Armadas Função Pública Mourato Nunes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)