Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
5

OFICIAL PORTUGUÊS NA AGÊNCIA EUROPEIA DE ARMAMENTO

O Governo conseguiu que um oficial superior do Exército português vá integrar o 'Implementation team' (grupo de trabalho) da futura Agência Europeia de Armamento, estrutura de extrema importância no quadro das indústrias de defesa e das capacidades militares da Europa.
8 de Fevereiro de 2004 às 00:00
Paulo Portas encontrou-se ontem, em Munique, com Donald Rumsfeld
Paulo Portas encontrou-se ontem, em Munique, com Donald Rumsfeld FOTO: João Relvas
Segundo apurou o CM junto de fonte do Ministério da Defesa, o oficial escolhido é o tenente-coronel João Manuel de Sousa Meneses Ormonde Mendes, actual chefe da repartição da Divisão de Planeamento e Programação do Estado-Maior do Exército (DPP/EME).
A escolha de um oficial português para o grupo de trabalho que durante este ano vai criar a Agência Europeia de Armamento, é, segundo a mesma fonte, "uma importante vitória internacional nas áreas da Defesa e Segurança".
Também o ministro da Defesa Nacional, Paulo Portas, que está em Munique, Alemanha, a participar na 40.º Conferência Internacional Sobre Segurança, disse que a nomeação do Tenente-Coronel Ormonde Mendes era "motivo de satisfação e de responsabilidade" para o País, em geral, e para as Forças Armadas Portuguesas, em particular.
Para o ministro da Defesa, a escolha deste oficial superior "significa para Portugal um relacionamento especial com os Estados Unidos da América, por um lado, e, por outro, estar no coração das decisões europeias em matéria de Defesa e Segurança".
COMANDANTE DISTINGUIDO EM TIMOR
O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Brasileiras condecorou o comandante do Agrupamento Foxtrot do Exército Português, tenente-coronel Artur Brás, com a Medalha do Pacificador.
A cerimónia de condecoração decorreu em Timor-Leste no passado dia 16 de Janeiro e, de acordo com um comunicado do Gabinete do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME) "espelhou o excelente relacionamento existente entre ambos os continentes lusófonos que estão sediados em Caicoli, Díli, onde partilham instalações".
A nota do CEME sublinha ainda que a distinção foi apenas concedida pelo Brasil, em Timor, ao Presidente da República, Xanana Gusmão; e ao Brigadeiro-General Taur Matan Ruak, comandante das Forças de Defesa de Timor-Leste.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)