Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
2

“Os políticos mentem sobre a realidade”

Padre Lino Maia, Presidente da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, fala sobre o País e as eleições
3 de Junho de 2011 às 00:30
“Os políticos mentem sobre a realidade”
“Os políticos mentem sobre a realidade” FOTO: DR

Correio da Manhã – Acredita que as eleições de domingo abram caminho à resolução dos problemas do País?

Padre Lino Maia – Não. Penso que não vai sair do acto eleitoral um resultado clarificador que permita qualquer estabilidade política. Temo que as próximas eleições sejam apenas mais um empurrão para o abismo, se é que não nos encontramos já no abismo.

– Mas pode sempre recorrer-se a acordos pós-eleitorais...

– Isso é verdade, mas o que eu vejo é preocupação de poder e não preocupação com as pessoas e com o País. Por isso, tenho sérias dúvidas de que haja entendimentos sérios de governo.

– Não acredita então numa solução de uma maioria alargada?

– Portugal precisa nesta altura do melhor governo de sempre, de pessoas sérias e de qualidade, cujo interesse seja apenas a resolução dos gravíssimos problemas que temos. E não tenho visto pessoas nem vontade para isso.

– As medidas propostas pela troika serão suficientes?

– Estamos perante um paliativo e não uma verdadeira cura. Temos de ser nós a governar a nossa casa. Não podemos estar à espera de que outros venham fazer isso por nós.

– A cura será mais dolorosa...

– Eu penso que o paliativo já o é. Ao contrário do que o senhor primeiro-ministro disse ao País no dia do acordo, nós não voltámos ao país das maravilhas. As pessoas ainda não despertaram para a situação gravíssima em que caímos, e as coisas vão piorar muito. Além disso, temos governantes que teimam em esconder a realidade.

– É a caça ao voto que leva à ocultação da realidade?

– É a razão fundamental. Não é com vinagre que se caçam moscas, e os nossos políticos têm por objectivo o poder e não a resolução dos problemas e, por isso, mentem sobre a realidade. Não se tem dito a verdade toda, porque a verdade é que as coisas estão difíceis e vão piorar.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)