Otelo e as suas duas mulheres

Otelo Saraiva de Carvalho assume ser bígamo e divide a sua vida com duas mulheres. Quem o revela é o jornalista Paulo Moura no livro ‘Otelo, O Revolucionário’, a que o CM teve acesso antes do seu lançamento, no próximo dia 25 de Abril, em Lisboa.
20.04.12
  • partilhe
  • 3
  • +
Otelo e as suas duas mulheres

No capítulo com o título ‘Liberdade e Bigamia’, o autor desta biografia, que será apresentada com a presença do próprio militar de Abril, escreve que "a partir de certa altura, criou-se um hábito, e depois o hábito fez-se sistema: de segunda-feira a quinta-feira Otelo vivia com Filomena, de sexta a domingo com Dina".

Maria Dina Afonso Alambre é a primeira mulher, com quem Otelo se casou nos anos 60 e de quem tem dois filhos. Maria Filomena Morais, uma funcionária prisional divorciada, que conheceu e por quem se apaixonou quando esteve preso na cadeia de Caxias, no início dos anos 80.

Apesar de ter estado para se divorciar de Dina "acabou por ficar com as duas, e ambas aceitaram a situação". Mais: "Nesses primeiros tempos, os dias eram divididos pelas duas famílias, depois seriam as semanas". Almoçava com Filomena e a filha desta, jantava com Dina.

Conta o autor do livro que "Dina e Filomena acompanhavam Otelo em eventos públicos, mas de tipos diferentes". Assim, "nos eventos relacionados com o 25 de Abril" levava Dina. "Para todas as outras ocasiões, a companheira era Filomena".

"FOI ELE QUE ASSUMIU TUDO"

Paulo Moura diz ao CM que "há assuntos mais interessantes no livro que a vida amorosa de Otelo, mas é uma das faces da personagem histórica". O jornalista acrescenta que foi o próprio militar quem contou tudo o que vem descrito, assim como as suas duas mulheres. "Ele não via nada disso como estranho, nem escondeu nada", adianta Moura, sublinhando que "há muitos homens em Portugal que são bígamos na prática, mantendo amantes, mas não assumem". Otelo, defende, "assumiu tudo com naturalidade". O livro é lançado às 19h00 de 25 de Abril, na praça Leya da Feira do Livro de Lisboa, com as presenças de Raquel Freire, José Adelino Maltez e Otelo Saraiva de Carvalho, contando com a moderação do autor.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!